O SENTIDO DA EDUCAÇÃO PARA MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS

  • Jane Maria Silva Nóbrega Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Resumo

Resumo:


Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida no Mestrado em Educação. Teve como objetivo descrever e analisar a Educação a partir das vivências de mulheres em privação de liberdade. Os resultados foram analisados sob a ótica de abordagens metodológicas da pesquisa qualitativa, com interpretação fenomenológica.  Ao descrever a Educação para mulheres em privação de liberdade o fenômeno mostrou-se na sua essência, a fragilidade do ambiente prisional. Ainda que garantida em lei a educação em prisões se mostra tímida na sua aplicação e para um sistema excludente ela se tornou mais um privilégio que um direito.


Palavras chaves: Educação. Privação de liberdade e Direitos Humanos.


 


 


 


This work is part of the research developed in the Master in Education. It aimed to describe and analyze education from the experiences of women in deprivation of liberty. The results were analyzed from the perspective of methodological approaches of the qualitative research, with phenomenological interpretation. In describing the Education for women in deprivation of liberty the phenomenon was shown in its essence, the fragility of the prison environment. Although guaranteed by law prisons education is timid in its application and to an exclusionary system it has become more a privilege than a right.


Keywords: Education. Deprivation of liberty and human rights.


 

Publicado
2017-12-13
Como Citar
NÓBREGA MEDEIROS, Jane Maria Silva. O SENTIDO DA EDUCAÇÃO PARA MULHERES EM PRIVAÇÃO DE LIBERDADE: VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS. Humanidades & Inovação, [S.l.], v. 4, n. 6, dec. 2017. ISSN 2358-8322. Disponível em: <https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/400>. Acesso em: 21 feb. 2018.