SINGULARIDADES DA CRECHE (0 A 3 ANOS): ESTUDO DE CASO NO BERÇÁRIO DURANTE A PANDEMIA

Palavras-chave: Creche. Pandemia. Ensino Remoto.

Resumo

Este estudo analisou o contexto da creche nos tempos da pandemia da COVID19, realizada no ano de 2020, buscando explorar quais práticas foram realizadas para o atendimento durante o período em que foi obrigatório manter um distanciamento social. Tal abordagem se fez necessária devido às singularidades desta etapa da educação, visto que se diferencia do restante por ser estruturada através das interações e brincadeiras, sendo a convivência um dos direitos das crianças. Tendo como objetivo refletir sobre a importância da etapa creche apontando a realidade de uma turma de berçário. Este propósito foi alcançado através de um estudo de caso em um Centro de educação infantil onde foram aplicadas entrevistas às professoras em atuação além das observações realizadas pela pesquisadora. A análise evidenciou a importância da creche para o desenvolvimento integral das crianças, bem como esclareceu as dificuldades enfrentadas pelas professoras no atendimento através de um ensino não presencial durante o período da pandemia.

Biografia do Autor

Greice Kelly Marinho , CEI Monteiro Lobato - Santa Catarina/PR

Especialização em Tecnologias para Educação Profissional (IFSC/CERFEAD). Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná. Professora no CEI Monteiro Lobato, Santa Catarina, PR.

Referências

BRASIL. CNE/CEB 20/2009 - Diretrizes Nacionais para Educação infantil. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2097-pceb020-09&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192> Acesso em: 02 ago. 2020.

________. Ministério da Educação. Súmula do Parecer CNE/CP n.5, 4 de Abril de 2020. Disponível em: < http://www.in.gov.br/web/dou/-/sumula-do-parecer-cne/cp-n-5/2020-254924735> Acesso em: 04 ago. 2020.

______. Ministério de Educação e Cultura. LDB - Lei no 9394/96, de 20 de

dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Brasília: MEC, 1996. Disponível em:

<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm> Acesso em: 02 ago. 2020.

______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:

<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_

site.pdf> Acesso em: 06 ago. 2020.

______. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF. Disponível em:<http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014> Acesso em: 02 ago. 2020.

COSENZA, Ramon M; GUERRA, Leonor B. Neurociência e educação: como o cérebro aprende. Porto Alegre: Artmed, 2011.

LENT, Roberto. O cérebro aprendiz: neuroplasticidade e educação. Rio de Janeiro: Atheneu, 2019.

MARINHO, G. K. O processo de avaliação na educação infantil: o olhar voltado à

criança. In: Glaucia Ribeiro; José Eduardo de Miranda; Luís Antonio Monteiro

Campos; Matheus de Oliveira Guimarães; Rogério Borba; Thiago Mazucato. (Org.).

Visões sobre ensino e educação. 1ed.Rio de Janeiro: Pembroke Collins, 2020, v. 1,

p. 19-35.

VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem.1869-1934. Tradução: Paulo Bezerra. 2 ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Publicado
2022-07-05