A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIOS E LIMITAÇÕES SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Percepções dos Professores. Isolamento Social. Covid-19.

Resumo

Apresenta-se uma reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do recente cenário de isolamento ocasionado pela pandemia da Covid-19. Partindo das percepções e posicionamentos dos professores atuantes na EJA pública na Região Administrativa da Cidade Estrutural, do Distrito Federal (DF), o objetivo foi refletir acerca dos desafios e limitações impostos à modalidade, bem como das possibilidades de superação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em estudos bibliográficos e documentais, e nos resultados expressos em um questionário online, aplicado aos professores. O trabalho teve como fonte: a legislação relacionada, autores especialistas em EJA e dados oficiais. Considera-se que a EJA representa uma responsabilidade do Estado para com os seus cidadãos. Verifica-se, contudo, que os obstáculos impostos se apresentam ainda maiores para o público da EJA, dada a condição social desfavorável do contexto investigado e as dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos. Apesar das incertezas, há esperança de superação das dificuldades e abertura para implementação de alternativas viáveis. 

Biografia do Autor

Maria Cristina Mesquita da Silva, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Mestranda em Educação, pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduação em Letras com habilitação em Língua Espanhola pela Universidade de Brasília (UnB). Especialização em Políticas Públicas de Educação com Ênfase em Monitoramento e Avaliação (ENAP). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura no Contexto Educação (Unicesumar). Analista em Ciência e Tecnologia na CAPES/MEC, ocupando a função de Assessora Técnica na Diretoria de Educação a Distância. Professora efetiva da educação básica na Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Luanna de Sousa Lacerda, Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF)

Pós-Graduada em Psicopedagogia pelo UNICESP (2008). Mestre em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília - UNICEUB. Graduação em PEDAGOGIA pelo Centro Universitário de Brasília (2005). Graduanda em Letras Português/Inglês pelo Centro Universitário de Maringá (UniCesumar). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais no Ministério da Educação e Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

Pricila Kohls dos Santos, Universidade Católica de Brasília (UCB)

Pós-Doutora pela PUCRS. Doutora em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, com estágio sanduíche na Universidad Politécnica de Madrid (2014). Mestre em Educação pelo PPGEdu/PUCRS, possui graduação em Pedagogia Multimeios e Informática Educativa pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora e pesquisadora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB/DF. 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos