A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) EM TEMPOS DE ISOLAMENTO SOCIAL: DESAFIOS E LIMITAÇÕES SOB A ÓTICA DOS PROFESSORES
Resumo
Apresenta-se uma reflexão acerca da Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do recente cenário de isolamento ocasionado pela pandemia da Covid-19. Partindo das percepções e posicionamentos dos professores atuantes na EJA pública na Região Administrativa da Cidade Estrutural, do Distrito Federal (DF), o objetivo foi refletir acerca dos desafios e limitações impostos à modalidade, bem como das possibilidades de superação. Trata-se de uma pesquisa exploratória, fundamentada em estudos bibliográficos e documentais, e nos resultados expressos em um questionário online, aplicado aos professores. O trabalho teve como fonte: a legislação relacionada, autores especialistas em EJA e dados oficiais. Considera-se que a EJA representa uma responsabilidade do Estado para com os seus cidadãos. Verifica-se, contudo, que os obstáculos impostos se apresentam ainda maiores para o público da EJA, dada a condição social desfavorável do contexto investigado e as dificuldades de acesso aos recursos tecnológicos. Apesar das incertezas, há esperança de superação das dificuldades e abertura para implementação de alternativas viáveis.
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