ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O CORPO HUMANO: ABORDAGENS BIOLÓGICAS, SOCIAIS E CULTURAIS

Palavras-chave: Pesquisa Bibliográfica. Currículo. Ensino de Ciências.

Resumo

A abordagem do corpo humano no Ensino de Ciências (EC), com frequência, acaba se limitando à anatomia e à fisiologia. Entretanto, o corpo é uma construção social, cultural e histórica que define as identidades e as subjetividades e afeta a vida das pessoas na sociedade. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir como o corpo humano vem sendo discutido nas pesquisas relacionadas ao EC nas dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos dados foram realizadas a partir de duas categorias: campo teórico da discussão sobre o corpo no EC e abordagens conceituais de corpo no EC. Foi possível observar que os trabalhos apresentavam diferentes perspectivas para abordar o corpo humano. Destacamos que a maioria destes apresenta uma crítica à concepção biológica, e sugerem a concepção sociocultural do corpo humano, tanto ao EC quanto ao currículo escolar.

Biografia do Autor

Tainá Griep Maronn, Universidade Federal da Fronteira Sul

Licenciada em Ciências Biológicas e Mestranda em Ensino de Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Câmpus Cerro Largo, RS. 

Neusete Machado Rigo, Universidade Federal da Fronteira Sul

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Mestrado em Ensino de Ciências (PPGEC) da Universidade Federal da Fronteira Sul, Câmpus Cerro Largo, RS.  

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Publicado
2021-08-26