ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE O CORPO HUMANO: ABORDAGENS BIOLÓGICAS, SOCIAIS E CULTURAIS
Resumo
A abordagem do corpo humano no Ensino de Ciências (EC), com frequência, acaba se limitando à anatomia e à fisiologia. Entretanto, o corpo é uma construção social, cultural e histórica que define as identidades e as subjetividades e afeta a vida das pessoas na sociedade. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivo analisar e refletir como o corpo humano vem sendo discutido nas pesquisas relacionadas ao EC nas dissertações e teses da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). As análises dos dados foram realizadas a partir de duas categorias: campo teórico da discussão sobre o corpo no EC e abordagens conceituais de corpo no EC. Foi possível observar que os trabalhos apresentavam diferentes perspectivas para abordar o corpo humano. Destacamos que a maioria destes apresenta uma crítica à concepção biológica, e sugerem a concepção sociocultural do corpo humano, tanto ao EC quanto ao currículo escolar.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
CUNHA, Ana Maria de Oliveira; FREITAS, Denise de.; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. O corpo da ciência, do ensino, do livro e do aluno. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coleção explorando o ensino: Ciências, Ensino Fundamental. Brasília, 2010. v. 18, p. 61-76.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação e Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
FIGUEIRÓ, Mary Neide Damico. Formação de educadores sexuais: adiar não é mais possível. Campinas: Mercado das Letras, 2006. 327 p.
FISCHER, Rosa Maria Bueno. Problematizações sobre o exercício de ver: mídia e pesquisa em Educação. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, vol. 20, p. 83-94, 2002.
FOUCAULT, Michel. A história da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
FOCAULT, Michel. Microfísica do poder. 22. ed. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir. 35. ed. Petrópolis: Vozes, 2008. 262 p.
FURLANI, Jimena. Educação sexual na sala de aula: relações de gênero, orientação sexual e igualdade étnico-racial numa proposta de respeito às diferenças. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. 190 p.
GOELLNER, Silvana Vilodre. et al. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-raciais: reflexões a partir de uma experiência em sala de aula. In: SILVA, F. F.; MELLO, E. M. B. Corpos, gêneros, sexualidades e relações étnico-racionais na educação. Uruguaiana: UNIPAMPA, 2011. p. 13-27.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Dicionário de Gênero. In: COLLING, Ana. Maria; TEDESCHI. Losandro Antônio (orgs). Dicionário Crítico de Gênero. Dourados: UFGD, 2015.
GOSS, Charles Mayo. Gray Anatomia. 29 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2006. 410 p.
HAMES, Clarinês; KEMP, Adriana Toso. Diversidade de gênero e sexualidade no processo formativo docente. Revista Insignare Scientia, vol. 2, n. 1, jan./abr. 2019.
JÚNIOR, Alexandre Aloys Matte; ALVES, Darlã de; GEVEHR, Daniel Luciano. A representação da etnia negra nos livros didáticos: o papel social da figura do negro no material de apoio pedagógico da educação básica. Revista Acadêmica Licencia&acturas, Ivoti, v. 5, n. 1, p. 40-47, 2017.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
LOURO, Guacira Lopes. Corpo, escola e identidade. Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 25, n.2, p. 59-75, 2000.
LOURO, Guacira Lopes; FELIPE, Jane; GOELLNER, Silvana Vilodre (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo. 3 ed. Petrópolis, 2007.
LOURO, Guacira Lopes. Pedagogias da sexualidade. In: LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 07-34.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 2001. 38 p.
MACEDO, Elizabeth. Esse corpo das ciências é meu? In: MARANDINO, M., SELLES, S. E., FERREIRA, M. S; AMORIM, A. C (Orgs). Ensino de Biologia em Disputa. Niterói: Eduff. p. 131-140, 2005.
MENESES, Ramiro Délio Borges de. Morfologia da morfologia humana. Revista Ciências de la Salud, v. 8, n. 1, p. 87-93, 2010.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. 2° Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MEYER, Mônica; VARGAS, Claúdia; MINTZ, Vânia. O corpo humano no livro didático ou de como o corpo didático deixou de ser humano. Educação em Revista: Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, n. 8, p. 12-18, 1988.
MEYER, Mônica. De corpo e alma: conversa ao pé do ouvido. In: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Coleção explorando o ensino: Ciências, Ensino Fundamental. Brasília, 2010. v. 18, p. 77-88.
MEYER, Dagmar Estermann. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. (orgs). Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. 9° ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.
MOORE, Keith L.; DALLEY, Arthur F; AGUR, Anne M. R. Anatomia orientada para a clínica. 7 ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2014.
NÓBREGA, Terezinha Petrucia da. Qual o lugar do corpo na Educação? Notas sobre conhecimento, processos cognitivos e currículo. Educação e Sociedade. Campinas, v. 26, n. 91, p. 599-615, 2005.
QUADRADO, Raquel Pereira; RIBEIRO, Paula Regina Costa. O corpo na escola: alguns olhares sobre o currículo. Enseñanza de las Ciências, número extra, VII Congresso, 2005.
QUADRADO, Raquel Pereira. Práticas bioascéticas contemporâneas: notas sobre a produção dos corpos nas diversas instâncias sociais, In: SILVA, F. F e FREITAS, D. P. S (Orgs). II Seminário corpos, gêneros, sexualidade e relações étnico-raciais na educação. Uruguaiana: UNIPAMPA, p. 10-24, 2012.
REIS, Hellen José Daiane Alves; DUARTE, Marcos Felipe Silva.; SÁ-SILVA, Jackson Ronie. Os temas ‘corpo humano’, ‘gênero’ e ‘sexualidade’ em livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental. Investigação em Ensino de Ciências. Porto Alegre. v. 24, n.1, p. 223-238, 2019.
RIBEIRO, Angélica Silva. et al. O ensino de anatomia humana no 8º ano do Ensino Fundamental associado a aulas práticas mediado por ações extensionistas. In: Congresso de Ensino Pesquisa e Extensão, 3., Pirenópolis: Goiás, 2016.
SILVA, Thomaz Tadeu da Silva. Teoria cultural e educacional – um vocabulário crítico. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SILVA, Thomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
SOARES, Emerson de Lima. As representações do corpo humano nas práticas de professoras de ciências do ensino fundamental. 2017, 85f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria, 2017.
TALAMONI, Ana Carolina Biscalquini; FILHO, Claudio Bertolli. Corpo e educação: as representações de professores do ensino fundamental. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências, 7, Florianópolis: Brasil, 2009.
TEIXEIRA; Cintia Maria; MAGNABOSCO, Maria Madalena. Gênero e diversidade: formação de educadoras/es. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
TRIVELATO, Sílvia Luzia Frateschi. Que corpo/ ser humano habita nossas escolas? In: Amorim, A. C. et al. Ensino de Biologia: conhecimentos e valores em disputa. Niterói: Eduff, 2005. p.121-130.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).