O PATRIMÔNIO ARTÍSTICO DO MAS-SP: RETRATOS DOS DOUTORES E EVANGELISTAS DA IGREJA CATÓLICA NO FINAL DO SÉCULO XVIII
Resumo
A obra do padre Jesuíno do Monte Carmelo foi plural e variada. Jesuíno foi um artista que circulou pela capitania de São Paulo (do litoral ao sertão), sua obra pictórica encontrou apoio financeiro na igreja católica e nas irmandades laicas da capital paulista. Nosso objetivo aqui é fazer uma análise iconográfica da arte barroca em de retratos de santos católicos realizados por Jesuíno no final do século XVIII, para decorar conventos na cidade de São Paulo, e atualmente se encontram no acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS-SP). A metodologia empregada nesse estudo é de análise pictórica de dez retratos, sendo seis dos doutores da igreja e quatro dos evangelistas da igreja; e revisão e apoio bibliográfico para a nossa discussão em textos que são referências nos estudos de retratos e imagens. Os resultados apresentados neste artigo são parciais, dado o andamento da nossa pesquisa.
Referências
BURKE, Peter. Testemunha ocular: o uso de imagens como evidência histórica. Tradução de Vera M. X. dos Santos. São Paulo: Editora UNESP, 2017.
CASTELNUOVO, Enrico. Retrato e sociedade na arte italiana: ensaios de história social da arte. Tradução de Franklin de Mattos; Coordenação de Sergio Miceli. São Paulo: Cia. das Letras, 2006.
DIAS, Marcos H. Gomes. & BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Doutores e doutoras da Igreja: A beleza do testemunho da vida e da palavra. São Paulo: Museu de Arte Sacra de São Paulo, 2017.
OLIVEIRA, Carla Mary S. Iconografia Franciscana e Alegoria Barroca nas Capitanias no Norte da América Portuguesa (século XVIII). In: O Barroco na América Portuguesa: Novos Olhares. Organização de Carla Mary S. Oliveira e André Cabral Honor. João Pessoa: Editora do CCTA-UFPB; Sevilha: Universidad Pablo de Olavide/EnRedARS, 2019.
OLIVEIRA, Francisco Isaac Dantas de. A igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos como espaço de memória. In: Revista Relicário. Uberlândia. v. 6 n. 12. jul../dez. 2019. p. 199-220. Acesso em 31 de julho de 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).