CHICO REI E ZUMBI DOS PALMARES, DE RENATO LIMA: HERÓIS NEGROS NA LITERATURA INFANTIL BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Palavras-chave: Literatura infantil. Heróis negros. Pensamento decolonial. Renato Lima.

Resumo

O presente trabalho objetiva analisar a representação do herói negro no âmbito das obras Chico Rei (2006) e Zumbi dos Palmares (2009), de Renato Lima, colocando em intersecção estudos de áreas como Literatura, História e Direito a partir de pensadores como Paulo Freire (1996, 1987), Boaventura de Sousa Santos (1999, 2000), César Augusto Baldi (2014), Florentina Souza e Maria Nazaré Lima (2006), Eliane Debus (2012, 2017), Marisa Lajolo e Regina Zilberman (2017), entre outros. Na interlocução dessas áreas, busca-se perceber, na medida em que são explorados aspectos da construção literária das duas obras de Renato Lima e do diálogo intenso que elas estabelecem com a História, se a literatura infantil pode contribuir com a justiça cognitiva. Como resultado do processo analítico desenvolvido nas seções que compõem a escrita, afirma-se que sim, pois, a partir do pensamento decolonial, compreende-se o papel da literatura infantil para o alcance de equidade epistemológica e, consequentemente, social. Além disso, as obras em análise apresentam os personagens da história negra brasileira sem os estereótipos que, por muito tempo, predominaram nos materiais didáticos e mesmo em obras de literatura destinadas à criança, considerando o texto e principalmente a ilustração veículo para esses equívocos.

Biografia do Autor

Anna Maria Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG)

Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Centro Universitário de Várzea Grande (UNIVAG).

Loyuá Ribeiro Fernandes Moreira da Costa, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Entre diversas atividades e frentes, participa do Programa de Estudos dos Povos Indígenas (PROÍNDIO/UERJ) e do Laboratório Inovação, Pesquisa e Observação em Direito, Democracia e Representações da América Latina e Eixo Sul (INPODDERALES/FND-UFRJ).  

Rosemar Eurico Coenga, Programa de Pós-Graduação em Ensino Universidade de Cuiabá em Associação Ampla com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT)

Doutor em Teoria Literária e Literaturas pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (UNIC/IFMT). 

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões

Doutor e Mestre em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade de Passo Fundo (UPF). Professor do Departamento de Linguística, Letras e Artes da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Campus de Erechim/RS  e do Colégio Franciscano São José (Erechim/RS).

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Publicado
2021-01-21