MOBILIDADE HUMANA: DESAFIOS PARA PENSAR VIDA E TRABALHO DOS SUJEITOS MIGRANTES

Palavras-chave: Migração. Fluxos Migratórios. Crise Capitalista.

Resumo

Nos últimos anos a intensificação da mobilidade humana realiza-se em um contexto em que a expansão e valorização capitalista revela um aumento da desigualdade e empobrecimento da parcela da população, expulsando-as de suas localidades na busca de melhores de condições de vida. A crise estrutural encontra como saídas o redesenho dos fluxos migratórios, o fechamento de fronteiras e o ressurgimento de aspectos como a xenofobia e o racismo. Neste sentido, este artigo busca apresentar elementos sobre os aspectos políticos, sociais e econômicos que permeiam a mobilidade humana, evidenciando as particularidades desta no contexto nacional e internacional bem como os desafios que se apresentam para sujeitos em deslocamento. Para tal, foi utilizada referenciais teóricos e de dados sobre a temática. Assim, o deslocamento de migrantes é necessário a acumulação e reprodução do capital e tem exigido a mão de obra de trabalhadores migrantes nos diversos países, pelo custo do trabalho mais baixo e ao ritmo mais intensificado.

Biografia do Autor

Ivna de Oliveira Nunes, UFMT

Assistente Social, Docente no Departamento de Serviço Social na Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT, Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Política Social na Universidade de Brasília – UnB.

Referências

BABIC, B. Migraçoes Sul-Sul. In: Dicionário Crítico de Migrações Internacionais. Brasília: Editora Universidade de Brasilía, 2017.

BAENINGER, Rosana. et al. Imigração Haitiana no Brasil. Jundiaí: Paco Editorial, 2017.

_________. Migração Feminina: um debate teórico e metodológico no âmbito dos estudos de gênero. XVIII Encontro Nacional de Estudos Populacionais. São Paulo, 2012.

_________. Migrações Sul-Sul. In BAENINGER, Rosana; BÓGUS, Lúcia Machado; MOREIRA, Júlia Bertino et alii (orgs.). Migrações Sul-Sul. 2ª edição. Campinas SP: Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” – Nepo/Unicamp, 2018.

_________; PERES, R. Migração de crise: a migração haitiana para o Brasil. Revista Brasileira de Estudos de População, São Paulo, SP, v. 34, n. 1, p. 119-144, 2017.

BASSO, Pietro; PEROCCO, Fabio. Gli immigrati in Europa. In: BASSO, Pietro; 18 PEROCCO, Fabio (Orgs.). Gli immigrati in Europa: Diseguaglianze, razzismo, lotte. Milano: FrancoAngeli, 2003.

BEHRING, Elaine Rossetti; BOSCHETTI, Ivanete. Política social: fundamentos ehistória. São Paulo : Cortez, 2006. (Biblioteca Básica de Serviço Social.

CHAUI, M. Mito Fundador e Sociedade Autoritária. São Paulo, Fundação Perseu Abramo, 2007.

HANDERSON, Joseph. Diáspora. As dinâmicas da mobilidade haitiana no Brasil, no Suriname e na Guiana Francesa. Tese de doutorado. Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Museu Nacional, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, 2015.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. ________. Censo Demográfico 2010. Resultados Gerais da Amostra. Rio de Janeiro:

IBGE, 2010.

MARINUCCI, Roberto. Feminização das Migrações ? Disponível em : http://www.csem.org.br/pdfs/feminizacao_das_migracoes_ roberto_marinucci2007.pdf, Acesso em setembro, 2012. [Cf. versão em inglês do artigo publicada na REMHU, v.15, n.29, 2007].

OBSERVATÓRIO das Migrações Internacionais. Relatório Anual do Observatório das Migrações Internacionais – OBMigra 2019.

ORGANIZAÇÃO Internacional do Trabalho – OIT. Cidadania, direitos humanos e tráfico de pessoas: manual para as promotoras legais populares. Brasília, 2009.

ORGANIZAÇÃO Internacional do Trabalho – OIT. Uma Aliança Global contra o Trabalho Forçado. Brasília, 2005.

ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas – ONU. A armadilha do gênero; mulher violência e pobreza. Relatório da ONU. Anistia Internacional, 2009.

ORGANIZAÇÃO das Nações Unidas – ONU. Relatório da Divisão de População do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais, 2005.

SAFFIOTI, Heleieth. A mulher na sociedade de classes: realidade e mito. São Paulo: Expressão Popular, 2013. [Originalmente publicado em 1969].

______. O poder do macho. São Paulo: Moderna, 1987.

SANTOS, Cleusa. Migração e trabalho. Desvendando o enigma da superpopulação. In: Anais XIV Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social realizado de 30 de novembro a 04 de dezembro de 2014, em Natal/RN.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, M.; SOUZA, M. A.; SILVEIRA, M. L. (Org) Território, globalização e fragmentação. 5. Ed. São Paulo: Hucitec, 2012.

SASSEN, Saskia. Contrageografía de la globalización. Madrid: Traficantes de Sueños. 2003.

___________. Expulsões: brutalidade e complexidade na economia global. 1.ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra. 2016.

VILLEN, P. Imigração na modernização dependente: “braços civilizatórios” e a atual configuração polarizada, Tese de Doutorado, Universidade Estadual de Campinas, 2015.

Publicado
2020-12-21