O TEXTO LITERÁRIO COMO CENÁRIO PARA REFLEXÕES SOBRE OS DIREITOS HUMANOS: UMA LEITURA DO ROMANCE O FILHO DE MIL HOMENS

Palavras-chave: Direitos Humanos. Literatura. Relações Sociais.

Resumo

A palavra empoderada de literatura e de humanidade dá vazão ao sujeito, a cultura, ao encontro e aos desencontros das relações humanas sendo que, em inúmeras situações, figura como veículo de denúncia e reflexão de conflitos e mazelas sociais. O romance O filho de mil homens (2011), do escritor Valter Hugo Mãe aborda novas construções familiares trazendo à cena questões como: a adoção, o homossexualismo e algumas visões sociais do corpo feminino. A presente pesquisa tem por objetivo analisar como a narração desse romance dimensiona a níveis de pequenos coletivos o respeito com o outro e a prática dos direitos humanos, que ultrapassam a esfera pública e se constituem, antes de tudo, nas atitudes e nos relacionamentos pessoais e cotidianos. Trata-se de uma pesquisa básica de caráter qualitativo, com objetivo explicativo que adotará como procedimento a análise literária e a revisão bibliográfica.

Biografia do Autor

Mônica Maria dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Mestre em Letras pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Doutoranda em Estudos Literários no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Docente do curso de Letras: Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário do Araguaia (CUA).

Eliane Aparecida da Costa Soares, Universidade Estadual de Goiás - UEG

Graduada em Letras: Português e Literatura da Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (2000). Pós-Graduação em Estudos Linguísticos pela UFMT. Posteriormente, fez apostilamento em Língua Inglesa e Literatura de Língua Inglesa (2003) e Língua Espanhola e respectivas Literaturas (2011) pela Universidade Federal de Mato Grosso. Mestranda em Língua, Literatura e Interculturalidade (POSLLI) da Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Bruno Rege Lopes, Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

Possui graduação em Letras - Licenciatura em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia. Durante a graduação realizou cursos de extensão em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), realizou pesquisa de campo com famílias ouvintes que tiveram filhos surdos no município de Barra do Garças - MT. Realizou estágio docente na Escola Municipal Helena Esteves no município de Barra do Garças - MT.

Referências

CÂNDIDO, A. Direito à Literatura. IN: Vários Escritos. 5.ª Edição. Rio de Janeiro. Ouro sobre azul, 2011.

MÃE, V. H. O filho de mil homens. E-pub. São Paulo: Cosac Naify, 2012.

MASCARO, L. D. M. O papel da literatura na promoção e efetivação dos direitos humanos. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo. Faculdade de Direito. Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito. – São Paulo, 2011.

PILATI, A. Poesia na sala de aula: subsídios para pensar o lugar e a função da literatura em ambientes de ensino. Pontes Editores, Campinas, São Paulo, 2017.

PRADO, A. O poder humanizador da poesia (Palestra da escritora brasileira, Adélia Prado, no programa Sempre um Papo de 2008. Disponível em: https://nossabrasilidade.com.br/adelia-prado-aula-magna-o-poder-humanizador-da-poesia. Acesso em: 22 out. 2019.

ONU. ONU publica textos explicativos sobre cada artigo da Declaração Universal dos Direitos Humanos. 12/11/2018. Disponível em: https://nacoesunidas.org/onu-publica-textos-explicativos-sobre-cada-artigo-da-declaracao-universal-dos-direitos-humanos/. Acesso em: 18 ago. 2019.

TEOTÔNIO. R. C. A. Valter Hugo Mãe: Filho de mil homens e mil mulheres. Tese (Doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Artes e Comunicação. Letras, 2018. Recife, 2018.

Publicado
2020-11-24
Seção
Artigos