ESTADO CAPITALISTA, SOCIABILIDADE CAPITALISTA: O IMPASSE DA LUTA POR DIREITOS HUMANOS NO BRASIL
Resumo
Discute-se a defesa e promoção dos direitos humanos no Brasil levando em importância os pensamentos sobre Estado e Capitalismo no aspecto de Karl Marx e de diversos teóricos marxistas. Por tal motivo, a apreciação de Estado capitalista e Sociabilidade capitalista aceita refletir as probabilidades e limites que a luta por direitos humanos está estagnada devido a que o debate se centrar na superação de uma organização social pautada na exploração, e não apenas na produção de desigualdades, embora as desigualdades sejam constituídas nessa relação de exploradores/explorados. O documento conclui que a resistência pode significar transformação social e emancipação da sociabilidade.
Referências
BARBALET, J. M. A Cidadania. Lisboa: Estampa, 1989.
COUTINHO, Carlos Nelson. Contra a Corrente: Ensaios sobre Democracia e Socialismo. São Paulo: Cortez, 2. Ed., 2008.
FERNANDES, Florestan. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 4. Ed. São Paulo: Global Editora, 2009.
FONTES, Virgínia. O Brasil e o Capital Imperialismo – teoria e história. Rio de Janeiro, FRIOCRUZ-EPSJV E UFRJ, 2010.
GRAMSCI, Antônio. Escritos Políticos, Volume II. Lisboa: Seara Nova, 1977.
IAMAMOTO, Marilda. Estado, classes trabalhadoras e política social no Brasil. In: BOSCHETTI et al. (org). Política Social no Capitalismo: Tendências Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.
LESSA, Sérgio. A Emancipação Política e a Defesa de Direitos. Revista Serviço Social e Sociedade, n. 90, Cortez, junho, 2007.
MARX, K. Sobre a Questão Judaica. São Paulo: Boitempo, 2010.
______, K. Crítica do Programa de Gotha. São Paulo: Boitempo, 2012.
______, K e ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. 3. Reimpressão. São Paulo: Boitempo, 2014.
______, K. O Capital: crítica da economia política. Livro I. 1. Edição Revista. São Paulo: Boitempo, 2015.
MIGUEL, Luis Felipe. Dominação e Resistência: Desafios para uma política emancipatória. São Paulo: Boitempo, 2018.
MOTA, Ana Elizabete. Expropriações contemporâneas: hipóteses e reflexões. In: BOSCHETTI (org). Expropriação e direitos no capitalismo. São Paulo: Cortez, 2018.
SANTOS, Silvana Mara de Morais. Direitos, desigualdade e diversidade. In: BOSCHETTI et al. (org). Política Social no Capitalismo: Tendências Contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.
WOOD, Ellen M. Democracia contra Capitalismo: a renovação do materialismo histórico. São Paulo: Boitempo, 2006.
______, Ellen M. O Império do Capital. São Paulo: Boitempo, 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).