A INOCÊNCIA DE ALICE NA ANTITESE ENTRE AUTORITARISMO E EMANCIPAÇÃO

Palavras-chave: Literatura Infantil, Autoritarismo, Emancipação, Noção de Criança

Resumo

O livro Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, narra a história de Alice, menina curiosa que segue o Coelho Branco até o País das Maravilhas, lugar no qual o absurdo e o impossível não só podem acontecer, como acontecem. Na obra, a relação autoritária pode ser vista sob a ótica da interrelação entre autoritário e emancipatório na construção do texto. Dessa forma, objetivamos identificar e analisar aspectos emancipatórios e autoritários no discurso da personagem Alice e nas intervenções do narrador, tendo como pano de fundo a concepção de criança, visto que o livro se dirige ao público infantil. Para tanto, fundamentamos nossa proposta de leitura em teóricos como Zilberman e Cademartori (1982), assim como Coelho (2000) e Ariès (1981). Esperamos apontar as nuances no discurso de Alice e do narrador, considerando a época em que o livro foi escrito e as noções de infância circunscritas a ela.

Biografia do Autor

Carlos Roberto Gonçalves da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Letras – Língua Portuguesa, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). 

Márcia Tavares , Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Literatura Brasileira (UFPB), vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino (UFCG).

Referências

ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 1981.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. São Paulo: Brasiliense, 1986.
CADEMARTORI, Lígia. O que é literatura infantil. 2. ed. São Paulo: Brasiliense, 2010.
CARROLL, Lewis. Alice no País das Maravilhas. São Paulo: Sol, 2000 [1865].
_______. Alice: edição comentada. Rio de Janeiro: Jorhe Zahar, 2002.
_______. Alice: Aventuras de Alice no País das Maravilhas; & Através do Espelho. 2.ed. trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura Infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
FERRAREZI JR., Celso; CARVALHO, Robson S. de. De alunos a leitores: o ensino da leitura na educação básica. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.
GALLI, Fernanda. Linguagem da internet: um meio de comunicação global. In: MARCUSCHI, Luiz Antônio; XAVIER, Antônio. Hipertexto e gêneros digitais. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 120-134.
MAGALHÃES, L. C. Literatura infantil brasileira em formação. In: ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia Cademartori. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. São Paulo: Ática, 1984.
MAGALHÃES, L. C. História infantil e pedagogia. In: ZILBERMAN, Regina; MAGALHÃES, Lígia Cademartori. Literatura Infantil: autoritarismo e emancipação. 2ª ed. São Paulo: Ática, 1984.
ROCHA, Rita de Cássia Luiz da. História da infância: reflexões acerca de algumas concepções correntes. Analecta. Guarapuava, v.3, n.2, p. 51-63, jul./dez. 2002.
Publicado
2021-01-21