DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PERSPECTIVAS DE CONSTRUÇÃO DE SABERES

Palavras-chave: Educação. Formação de Professores. Formação Docente. Saberes Profissionais.

Resumo

Este estudo propôs-se a investigar as perspectivas de construção profissional docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa com objetivo descritivo tendo como procedimento de coleta de dados a entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Educação Básica, em um município da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os dados foram analisados à luz dos conceitos apresentados por: Huberman; Tardif e Raymond; Roldão; Gatti; e Marcelo Garcia, dentre outros expoentes da área. Os dados destacam que o conhecimento profissional se consolida ao longo da carreira através de variadas fontes, bem como destaca a importância da escola se estabelecer como espaço de formação docente. Assim, os resultados deste estudo expressam o quão complexo é o saber docente e o quão difícil é enquadrar os professores em uma determinada fase de carreira

Biografia do Autor

Michael Santos Silva, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Arte Educador e Artista Visuais. Mestrando no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau). Graduado em Artes Visuais pela Universidade do Vale do Paraíba (UniVap).

Claudia Nakanichi , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora de Letras. Mestranda no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau). Graduada em Letras Português e Inglês na Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP).

Arlindo José de Barros Junior, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Oficial do Quadro Complementar de Oficiais do Exército Brasileiro. Professor. Mestrando no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau). Graduado em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari.

João Freire Junior , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Militar, Professor e Pastor. Mestrando no Programa Mestrado Profissional em Educação pela Universidade de Taubaté (Unitau) e Bacharel em Ciências da Religião pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM).

Débora Inácia Ribeiro , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Psicóloga e Professora Universitária. Doutora em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté (UNITAU).

Juliana Marcondes Bussolotti , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora Universitária. Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP – Rio Claro). Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté (Unitau). Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (Unitau).

Neusa Banhara Ambrosetti , Universidade de Taubaté (UNITAU)

Professora Universitária. Doutora em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1989).

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos