AQUILOMBOLAR-SE: EXEMPLO DE RESSIGNIFICAÇÃO IDENTITÁRIA A PARTIR DA ASSOCIAÇÃO DE NOVA JATOBÁ, EM CURAÇÁ-BA

Palavras-chave: Identidade. Quilombos. Decolonização. Organização Política.

Resumo

O presente trabalho é fruto de uma pesquisa na Comunidade Quilombola de Nova Jatobá no município de Curaçá-BA. Buscou-se investigar como acontece a organização política do território quilombola e como tal organização permeia o processo de construção, ressignificação e afirmação das identidades dos sujeitos das comunidades, tendo a associação quilombola como agente fundamental para apoiar as comunidades em suas lutas diárias. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo junto as lideranças do território, como critérios de inclusão, com o intuito de perceber quais caminhos foram traçados para constituição da associação e como durante décadas acontece a mobilização coletiva entre os quilombolas, inclusive evidenciando as principais dificuldades enfrentadas. Percebeu-se então que são travadas lutas diárias em que a associação se torna de fato a principal mobilizadora para que as comunidades conquistem seus direitos e (re)afirmem suas identidades, em um exercício de decolonização e ressignificação sociocultural para a comunidade do norte baiano.

Biografia do Autor

Roberto Remígio Florêncio, IF Sertão Pernambucano

Doutorando em Educação (UFBA); Mestre em Educação e Cultura (UNEB); Graduado em Letras (UPE) e Pedagogia (UNEB).

Anne Gabrielle Silva Martins, Universidade do Estado da Bahia

Mestranda em Ecologia Humana (Universidade do Estado da Bahia- UNEB); Graduada em Pedagogia (UNEB); Especialista em Educação Intercultural (UNEB); Coordenadora- Geral das Ações Afirmativas da Secretaria Municipal de Educação de Curaçá - BA. 

Referências

ALMEIDA, A. W. B. Os Quilombos e as Novas Etnias. Rio de Janeiro. FGV. 2002.

ARRUTI, J. M. A emergência dos “remanescentes”: Notas para o diálogo entre Indígenas e Quilombolas. 1997.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial. Brasília, 1988.

CANCLINI, N. G. Culturas Híbridas. São Paulo: EDUSP, 2008.

LOPES, E. A história de Curaçá, no norte baiano. Juazeiro, Edições Independentes, 2000.

MARTINS, A. G. S.; FLORÊNCIO, R. R. Entrevistas: Maria Izábel Ferreira, Edilson Ferreira da Silva, Sandra Souza Barbosa. Entrevistas realizadas entre maio e julho de 2019, Curaçá-BA.

MELO, P. B. Análise da Mobilização Política das Comunidades Remanescentes de Quilombos. Dissertação de Mestrado apresentada a UNB. Brasília, 2006.

MOURA, G. Ritmo e ancestralidade na força dos tambores negros: o currículo invisível da festa. Tese de Doutorado apresentada à Faculdade de Educação da USP. São Paulo, 1997.

______________. Terra, cultura, história, geografia: Quilombo: Conceito. In Salto para o Futuro TV escola (org). Educação Quilombola. Boletim 10. SEED – MEC, 2007. P.9-13.

O’DWYER, E. C. Quilombos: Identidade Étnica e Territorialidade. Rio de Janeiro. FGV. 2002.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO. Plano Municipal de Educação 2015. Secretaria de Educação do Município de Curaçá. Prefeitura de Curaçá, 2015.

QUIJANO, A. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En libro: A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Edgardo Lander (org). Ciudad Autónoma de Buenos Aires, Argentina: Colección Sur Sur-CLACSO, 2005.

REIS, J. J.; GOMES, F. S. Liberdade por um fio: história dos quilombos no Brasil. São Paulo: Companhia das letras, 1996.

SANTOS, C. A. B.; FLORÊNCIO, R. R. Manifestações Religiosas no Semiárido: estudo sobre o hibridismo cultural e territorialidade no submédio São Francisco. Revista Caribeña de Ciências Sociais, ISBN 2254-7630, vol. 05, 2017.

SOUSA, M. A. Brasil Afro-Brasileiro: Cultura, história e memória. 3 ed. Fortaleza: IMEPH. 2010.

SOUZA, B. O. Aquilombar-se: Panorama Histórico, Identitário e Político do Movimento Quilombola Brasileiro. Dissertação de Mestrado apresentada a UNB. Brasília. Setembro, 2008.

Publicado
2020-08-18