TRAÇOS AUTOBIOGRÁFICOS DA TRAJETÓRIA DE INÁCIA SANTOS: NARRATIVAS DE PERSISTÊNCIA EM BUSCA DO SABER E AMOR PELA DOCÊNCIA
Resumo
Com o objetivo de registrar a trajetória educacional da professora aposentada, Inácia Francisca dos Santos, este artigo constitui-se como contribuição à História da Educação, local e regional, bem como a educação do campo, uma vez que a professora entrevistada cresceu na zona rural e começou sua vida profissional exercendo a função de professora na zona rural. O conteúdo deste texto tem como fonte principal, a entrevista realizada com a professora Inácia Francisca dos Santos, que atuou no cenário educacional da cidade de São João do Sabugi, situada no interior do Estado do Rio Grande do Norte, na Região do Seridó. Com o intuito de refletir sobre a trajetória docente, buscamos pela escrita deste texto, preservar e valorizar a memoria sobre trajetórias de ensino, chegamos, então, a conclusão de que a formação de professores, bem como as trajetórias profissionais do cenário educacional, constituem-se enquanto fonte inesgotável de pesquisa e de significativa relevância para as pesquisas no contexto sócio-histórico e educacional.
Referências
ALBERTI, Verena. O que documenta a fonte oral? Possibilidades para além da construção do passado. CPDOC – FGV: Rio de Janeiro, 1996.
DANTAS, Eugênia Maria. José Ezelino: escritos pela luz. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, s/d. In: II Congresso Brasileiro de História da Educação, Natal, 2002. Disponível em: http://sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe2/pdfs/Tema4/0464.pdf. Acesso em: 04/2020.
ENTREVISTA com a Professora Inácia Francisca dos Santos cedida à Isabela Cristina Santos de Morais no dia 12 de Janeiro de 2020.
MORAIS, Grinaura Medeiros de. Um abraço de gerações: memórias de professoras primárias no Seridó – uma viagem pelo século XX. Natal: PPGED/UFRN, 2004. (Tese de Doutorado).
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