(AUTO)PERCEPÇÃO FORMATIVA DE LICENCIANDOS NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID): BALBÚRDIA NA FORMAÇÃO DOCENTE

Palavras-chave: Professor. Aprendizagens. Dificuldade. Escola.

Resumo

O presente trabalho objetiva compreender a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na formação docente, sobretudo identificando as atividades realizadas, as aprendizagens adquiridas e as dificuldades enfrentadas. A investigação caracteriza-se como descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando um questionário online, produzido pelo Google Formulários e enviado para o e-mail institucional, em janeiro de 2020, a 23 bolsistas de Iniciação a Docência (ID) do subprojeto multidisciplinar Biologia e Química/UAB. Dos achados, destacamos que os ID avaliam positivamente suas participações nas atividades propostas, bem como destacam as palavras aprender/aprendizagem, professor, sala e aluno, como as principais relacionadas à aprendizagem e os vocábulos timidez, trabalhar, atividades e tempo, como as dificuldades encontradas. Ademais, (re)afirmam a docência como futura atuação profissional, o que resulta no alcance dos objetivos propostos pelo programa, agregando novos conhecimentos à sua formação inicial docente.

Biografia do Autor

Jones Baroni Ferreira de Menezes, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (2021). Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Especialista em Educação a Distância pela Universidade Estadual do Ceará, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (2015). Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas na Universidade Estadual do Ceará (2007 - 2008). Atualmente é Professor assistente do curso de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC/UECE).

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Microbiologia Médica (PPGE/UECE) pela Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil. Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará (2000). Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1997). Professora da Universidade Estadual do Ceará desde 2000 e Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas a distância UECE/Universidade Aberta do Brasil (UAB) desde 2009. Docente do curso de Enfermagem do Centro Universitário Fametro/UNIFAMETRO.

 

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos