PONCIÁ VICÊNCIO, DE CONCEIÇÃO EVARISTO, E A CONDIÇÃO DA MULHER NEGRA NO BRASIL
Resumo
Buscamos neste texto refletir e observar como se constrói a imagem e a condição da mulher negra no romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo. Há, na obra, uma preocupação em retratar na personagem principal a consciência da sua história, cultura e tradições se confrontando com a condição de ser mulher negra na sociedade brasileira no início do século XX. Procuramos fundamentar nossas discussões no retrato da mulher negra nos períodos posteriores à abolição da escravização no Brasil. Com isso, queremos enfatizar como o romance discute a objetificação que essa mulher sofre na sociedade e na literatura. Trazer à tona as identidades negras é uma questão prioritária na obra de Conceição Evaristo. A escritora enxerga as especificidades desse grupo visando romper com a invisibilidade da realidade das mulheres negras no Brasil.
Referências
ALMEIDA, Silvio. O que é racismo estrutural. Belo Horizonte: Letramento, Justificando, 2018.
BONNICI, Thomas. Teoria e Crítica Pós-Colonialistas. In: ZOLIN, Lúcia Osana (Org.). Teoria Literária: Abordagens históricas e tendências contemporâneas. 3° ed. Maringá: Eduem, 2009.
EVARISTO, Conceição. Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017.
GAFFO, Bethânia. As mulheres no sistema patriarcal do Brasil do século XIX. In: Seminário de Pesquisa do ppghs; VI Semana de História, XIII Encontro das Especializações em História da Universidade Linguagens e Identidades. Anais... Londrina, set. 2012. V. 3. Disponível em: http://www.uel.br/pos/mesthis/Evento2012AnaisPosStrictoSenso.pdf Acesso em: 22 mai. 2020.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do Feminismo Negro? São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
TELLES, Norma. Rebeldes escritoras, abolicionistas. Revista História [online], São Paulo, 120, p. 73-83, jan./jul. 1989. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/18593. Acesso em: 27 mai. 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).