VALORES CIVILIZATÓRIOS AFRO-BRASILEIROS: O LUGAR DA CULTURA NO CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

  • Solange Aparecida Nascimento Com graduação em Pedagogia(1996) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí, atualmente é professora Assistente na Universidade Federal de Tocantins.. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas de Cultura e Educação, desenvolve pesquisa e extensão tendo como foco história e cultura afro brasileira, identidade, cultura e territoriadade das comunidades quilombolas. Atualmente curso Doutorado na Universidade Federal da Bahia, Linha de Pesquisa Educação e Diversidade.
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib Un iversidade Federal da Bahia (UFBA)

Resumo

: Este trabalho se configura como uma pesquisa-intervenção em desenvolvimento na comunidade quilombola Lagoa da Pedra, no Tocantins. O objetivo da pesquisa é a inserção de elementos referentes aos valores civilizatórios afro-brasileiros no currículo escolar trabalhado na escola sediada na comunidade. Para tanto se realizou um processo de imersão no lugar de pesquisa procurando desvelar suas simbologias, memórias e práticas, para, a partir daí, e com a participação dos moradores mais velhos desenvolver atividades docentes a partir da memória, da história, dos pertencimentos e práticas ali vivenciadas, tendo como corpo motriz suas bacias semânticas, seus modos de ser e estar no mundo. Esta proposta de pesquisa se dá por entendemos que a construção da identidade afro-brasileira tem se confrontado com sua negação histórica nos currículos oficiais e com uma lógica baseada em valores eurocêntricos, na racionalidade mercadológica e em modos de vida díspares daqueles trazidos pelos povos africanos para o Brasil

Biografia do Autor

Solange Aparecida Nascimento, Com graduação em Pedagogia(1996) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí, atualmente é professora Assistente na Universidade Federal de Tocantins.. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas de Cultura e Educação, desenvolve pesquisa e extensão tendo como foco história e cultura afro brasileira, identidade, cultura e territoriadade das comunidades quilombolas. Atualmente curso Doutorado na Universidade Federal da Bahia, Linha de Pesquisa Educação e Diversidade.

Com graduação em Pedagogia(1996) e Mestrado em Educação (2005) pela Universidade do Vale do Itajaí, atualmente é professora Assistente na Universidade Federal de Tocantins.. Tem experiência na área de Educação, atuando nas áreas de Cultura e Educação, desenvolve pesquisa e extensão tendo como foco história e cultura afro brasileira, identidade, cultura e territoriadade das comunidades quilombolas. Atualmente curso Doutorado na Universidade Federal da Bahia, Linha de Pesquisa Educação e Diversidade.

 
Pedro Rodolpho Jungers Abib, Un iversidade Federal da Bahia (UFBA)

Un iversidade Federal da Bahia (UFBA)

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Publicado
2017-10-27