PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA NO TOCANTINS

Palavras-chave: Desenvolvimento. Piscicultura. Tocantins.

Resumo

O recente crescimento da população mundial tem impactado diretamente na produção de alimentos. Diante da elevação na demanda por peixes e da insustentabilidade da pesca extrativa, a produção em cativeiro no Tocantins tem apresentado trajetória crescente. Com base nessa constatação, o presente artigo buscou identificar a situação dos diferentes segmentos que integram a cadeia produtiva da piscicultura no estado. Observou-se que predominam os pequenos produtores, que utilizam os viveiros escavados, especialmente para o cultivo do tambaqui. A produção apresenta tendências de expansão, em virtude da criação do Parque Aquícola de Lajeado e da autorização para a produção de outra espécie, a tilápia. No entanto, o desenvolvimento da cadeia depende da superação de impasses como os elevados custos de insumos (ração e equipamentos), a baixa qualidade dos serviços de assistência técnica, a dificuldade de obtenção da licença ambiental, que leva à informalidade e a impossibilidade de acesso a linhas crédito para investimento.

Biografia do Autor

Bruna de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Mestra em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Professora do Curso de Ciências Sociais da UFT.

Manoel Xavier Pedroza Filho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Economia (SupAgro Montpellier). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE). Pesquisador da Embrapa Pesca e Aquicultura e Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UFT.

Referências

ACQUA IMAGEM. Criação da garoupa: um peixe indicado para a região nordeste. Panorama da Aquicultura, v. 22, julh-ago 2012.

BATALHA, M.O. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2007.

CALLADO, A.A.C.; MORAES FILHO, R.A. Gestão Empresarial no Agronegócio. In: CALLADO, A.A.C. (Organizador). São Paulo: Atlas, 2006.

CASSIOLATO, J.E; LASTRES, H.M.M. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. UFRJ/REDESIST, 2004.

CASTILHO, M.A.; PEDROZA FILHO, M.X. Desafios da agroindustrialização da aquicultura no estado do Tocantins a partir da abordagem de Cadeia Global de Valor. Custos e agronegócio online, v.15, Abr. 2019. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/200863/1/CNPASA-2019-c.pdf Acesso em 28 maio 2020.

CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Manual de criação de peixes em tanques-rede. Brasília: Instituto Ambiental Brasil Sustentável, 2019.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produção. Disponível em < http://www.cpamn.embrapa.br/sisdiario/v2/artigo.php?ed=NzQ0&id=MjA5OA==> Acesso em 23 set 2013.

EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produção brasileira por estados. Disponível em https://www.embrapa.br/cim-centro-de-inteligencia-e-mercado-em-aquicultura/producao-brasileira/estados Acesso em 28 maio 2020.

FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations. El estado mundial de la pesca y la acuicultura. Roma, 2018. Disponível em http://www.fao.org/3/i9540es/i9540es.pdf Acesso em 28 maio 2020.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção da pecuária municipal. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.

MPA - MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura. Brasília: MPA, 2011.

NEVES, M.F. Planejamento e gestão estratégica de cadeias produtivas visando competitividade: aplicação nos agronegócios. Salvador/BA: ANPAD, 2006.

PEDROZA FILHO, M.X. Desenvolvimento de estratégias de inclusão produtiva para pequenos piscicultores do Tocantins a partir da análise de governança de cadeia global de valor. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2011.

PEDROZA FILHO, M.X.; BARROSO, R.M.; FLORES, R.M.V. Diagnóstico da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Tocantins. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014.

PEIXEBR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PISCICULTURA. Anuário da piscicultura 2019. São Paulo: PeixeBR, 2019. Disponível em: https://www.peixebr.com.br/anuario-peixe-br-da-piscicultura-2019/ Acesso em 28 maio 2020.

RURALTINS – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. Piscicultura tocantinense produz 14,3 mil toneladas de pescado por ano e está presente em 117 municípios. Disponível em https://ruraltins.to.gov.br/noticia/2019/5/13/piscicultura-tocantinense-produz-143-mil-toneladas-de-pescado-por-ano-e-esta-presente-em-117-municipios/ Acesso em 28 maio 2020.

SEAGRO – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura. Censo da piscicultura no Tocantins 2018. Disponível em: https://ruraltins.to.gov.br/noticia/2019/5/13/piscicultura-tocantinense-produz-143-mil-toneladas-de-pescado-por-ano-e-esta-presente-em-117-municipios/ Acesso em 28 maio 2020.

SILVA, A.P.; RODRIGUES, A.P.O.; SOUSA, D.N.; MACIEL, P.O.; PEDROZA FILHO, M.X.; UMMUS, M.E.; FLORES, R.M.V. Diagnóstico participativo da piscicultura familiar na região de Divinópolis/TO: uma abordagem diferenciada para ações de pesquisa e desenvolvimento. Embrapa Pesca e Aquicultura: Palmas, 2013.

SCHULTER, E.P.; VIEIRA FILHO, J.E.R. Evolução da piscicultura no Brasil: diagnóstico e desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia. Rio de Janeiro: IPEA, 2017.

SCORVO FIHO, J.D. O agronegócio da aquicultura: perspectiva e tendência. São Paulo, 2004. Disponível em https://www.pesca.sp.gov.br/agronegocio_aquicultura.pdf Acesso em 28 maio 2020.

Publicado
2020-09-01