PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA CADEIA PRODUTIVA DA PISCICULTURA NO TOCANTINS
Resumo
O recente crescimento da população mundial tem impactado diretamente na produção de alimentos. Diante da elevação na demanda por peixes e da insustentabilidade da pesca extrativa, a produção em cativeiro no Tocantins tem apresentado trajetória crescente. Com base nessa constatação, o presente artigo buscou identificar a situação dos diferentes segmentos que integram a cadeia produtiva da piscicultura no estado. Observou-se que predominam os pequenos produtores, que utilizam os viveiros escavados, especialmente para o cultivo do tambaqui. A produção apresenta tendências de expansão, em virtude da criação do Parque Aquícola de Lajeado e da autorização para a produção de outra espécie, a tilápia. No entanto, o desenvolvimento da cadeia depende da superação de impasses como os elevados custos de insumos (ração e equipamentos), a baixa qualidade dos serviços de assistência técnica, a dificuldade de obtenção da licença ambiental, que leva à informalidade e a impossibilidade de acesso a linhas crédito para investimento.
Referências
ACQUA IMAGEM. Criação da garoupa: um peixe indicado para a região nordeste. Panorama da Aquicultura, v. 22, julh-ago 2012.
BATALHA, M.O. Gestão Agroindustrial. São Paulo: Atlas, 2007.
CALLADO, A.A.C.; MORAES FILHO, R.A. Gestão Empresarial no Agronegócio. In: CALLADO, A.A.C. (Organizador). São Paulo: Atlas, 2006.
CASSIOLATO, J.E; LASTRES, H.M.M. O foco em arranjos produtivos e inovativos locais de micro e pequenas empresas. UFRJ/REDESIST, 2004.
CASTILHO, M.A.; PEDROZA FILHO, M.X. Desafios da agroindustrialização da aquicultura no estado do Tocantins a partir da abordagem de Cadeia Global de Valor. Custos e agronegócio online, v.15, Abr. 2019. Disponível em https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/200863/1/CNPASA-2019-c.pdf Acesso em 28 maio 2020.
CODEVASF – Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba. Manual de criação de peixes em tanques-rede. Brasília: Instituto Ambiental Brasil Sustentável, 2019.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produção. Disponível em < http://www.cpamn.embrapa.br/sisdiario/v2/artigo.php?ed=NzQ0&id=MjA5OA==> Acesso em 23 set 2013.
EMBRAPA – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Produção brasileira por estados. Disponível em https://www.embrapa.br/cim-centro-de-inteligencia-e-mercado-em-aquicultura/producao-brasileira/estados Acesso em 28 maio 2020.
FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations. El estado mundial de la pesca y la acuicultura. Roma, 2018. Disponível em http://www.fao.org/3/i9540es/i9540es.pdf Acesso em 28 maio 2020.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção da pecuária municipal. Rio de Janeiro: IBGE, 2014.
MPA - MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA. Boletim Estatístico da Pesca e Aquicultura. Brasília: MPA, 2011.
NEVES, M.F. Planejamento e gestão estratégica de cadeias produtivas visando competitividade: aplicação nos agronegócios. Salvador/BA: ANPAD, 2006.
PEDROZA FILHO, M.X. Desenvolvimento de estratégias de inclusão produtiva para pequenos piscicultores do Tocantins a partir da análise de governança de cadeia global de valor. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2011.
PEDROZA FILHO, M.X.; BARROSO, R.M.; FLORES, R.M.V. Diagnóstico da cadeia produtiva da piscicultura no estado de Tocantins. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento. Palmas: Embrapa Pesca e Aquicultura, 2014.
PEIXEBR - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA PISCICULTURA. Anuário da piscicultura 2019. São Paulo: PeixeBR, 2019. Disponível em: https://www.peixebr.com.br/anuario-peixe-br-da-piscicultura-2019/ Acesso em 28 maio 2020.
RURALTINS – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins. Piscicultura tocantinense produz 14,3 mil toneladas de pescado por ano e está presente em 117 municípios. Disponível em https://ruraltins.to.gov.br/noticia/2019/5/13/piscicultura-tocantinense-produz-143-mil-toneladas-de-pescado-por-ano-e-esta-presente-em-117-municipios/ Acesso em 28 maio 2020.
SEAGRO – Secretaria de Agricultura, Pecuária e Aquicultura. Censo da piscicultura no Tocantins 2018. Disponível em: https://ruraltins.to.gov.br/noticia/2019/5/13/piscicultura-tocantinense-produz-143-mil-toneladas-de-pescado-por-ano-e-esta-presente-em-117-municipios/ Acesso em 28 maio 2020.
SILVA, A.P.; RODRIGUES, A.P.O.; SOUSA, D.N.; MACIEL, P.O.; PEDROZA FILHO, M.X.; UMMUS, M.E.; FLORES, R.M.V. Diagnóstico participativo da piscicultura familiar na região de Divinópolis/TO: uma abordagem diferenciada para ações de pesquisa e desenvolvimento. Embrapa Pesca e Aquicultura: Palmas, 2013.
SCHULTER, E.P.; VIEIRA FILHO, J.E.R. Evolução da piscicultura no Brasil: diagnóstico e desenvolvimento da cadeia produtiva da tilápia. Rio de Janeiro: IPEA, 2017.
SCORVO FIHO, J.D. O agronegócio da aquicultura: perspectiva e tendência. São Paulo, 2004. Disponível em https://www.pesca.sp.gov.br/agronegocio_aquicultura.pdf Acesso em 28 maio 2020.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).