A CASA COMO ESPAÇO DE DEVANEIO NO CONTO “A CRIATURA”: UMA SITUAÇÃO PARA O CONSTITUIR-SE NA CULTURA
Resumo
O modo como a protagonista do conto “A Criatura” se relaciona com os espaços que vivencia nos levou a estudar a teoria do espaço de Gaston Bachelard acerca da casa como abrigo do constituir-se do indivíduo pelo devaneio. Pois, percebemos que a protagonista manifesta significações aos espaços vivenciados por ela, sob a influência do seu estado de afetação pelos acontecimentos ocorridos no decorrer de sua história de vida, o que será a problemática de reflexão do seu constituir-se nesta análise. Além da perspectiva desse teórico, buscamos auxílio na abordagem cultural na teoria da ação simbólica de Ernest Boesch para entender como as ações da protagonista se remetem à pergunta de como o indivíduo se desenvolve no mundo, por meio dos objetos e dos outros e pela sua ação na cultura, experimentada através da introspecção. Por meio da sua percepção, a Criatura experimenta subjetivamente o mundo, dando-lhe significado para suas ações, que na medida em que são executadas, passa pela realização de metas que objetiva estados futuros de sua situação no espaço vivenciado. Assim, tanto os devaneios do espaço da casa em Bachelard, quanto a ação experimentada pela subjetividade do sujeito, em Boesch, convergem como pontos chave para a análise da relação indivíduo-cultura, que é nosso foco neste artigo.
Referências
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