O DESAFIO DE EDUCAR AS CRIANÇAS NUMA SOCIEDADE DESPÓTICA

Palavras-chave: Criança. Despotismo. Educação. Infância. Sociedade.

Resumo

o estudo apresenta questões formidáveis para que nós venhamos perceber a criança e sua infância de uma maneira que o paradigma dominante das ciências por vezes não percebe ou não quer reconhecer. Na verdade, tivemos como objetivo discutir acerca do caminho que pode ser perseguido para educar a criança decorrente da necessidade de termos um olhar mais crítico e, mormente humano, em face de uma sociedade arbitrária. A nossa problemática a ser respondida gira em torno da seguinte questão: seria plausível perspectivar uma sociedade para infância onde possamos educar nossas crianças e garantirmos a elas a vivência de suas respectivas infâncias sem restrição de direitos e contra a barbárie? Destarte, no debate teórico feito, percebemos que ainda precisamos pensar mais nas crianças, incluí-las na sociedade como atores sociais e perceber a multiplicidade delas e das infâncias, sobretudo livrá-las da barbárie.

Biografia do Autor

Douglas Vasconcelos Barbosa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Educação, Culturas e Identidades – Universidade Federal Rural de Pernambuco. Docente do Curso de Bacharelado em Direito da Associação de Ensino Superior Santa Terezinha.

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Publicado
2020-08-18