CORPOS QUE FALAM EM SILÊNCIO: ESCOLA, CORPO E CULTURA INDÍGENA AKWẼ – XERENTE ALDEIA RIO SONO

Palavras-chave: Corpo. Escola. Cultura. Indígena. Aldeia Rio Sono.

Resumo

Este trabalho é um recorte da tese de doutorado intitulada: Rowahtuze Sinã: um estudo sobre a “pedagogia” Akwẽ e a sua relação com a escola indígena. Discute – se aqui o corpo que vivencia no mundo o sentido do silêncio e da fala como comunicação, procurando levar o leitor a compreender melhor a essência de viver em harmonia com o próprio corpo para propiciar a si mais equilíbrio e saber lidar melhor com o outro. Na construção do trabalho traz as questões que permeiam através do modo de vida na escola e na cultura indígena Akwẽ-Xerente da Adeia Rio Sono. Em uma perspectiva etnográfica permitiu que a metodologia fosse construída a partir da pesquisa bibliográfica. Assim o objetivo é apresentar sobre as práticas culturais de lazer do povo Akwẽ-Xerente, mais especificamente o Dasipê. No qual fazem parte da vida cotidiana e participam da força geradora que define essa cultura. A tessitura deste habitar é composta por fios da tradição histórica, revelando o processo da experiência cultural e de escolarização que perpassa a corporeidade desses indígenas.

Biografia do Autor

Leila Curcino Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (UFT).

José Damião Trindade Rocha , UEPA

Pós-doutor/UEPA.

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Publicado
2020-08-18