NECESSIDADES E EXPECTATIVAS DOS SURDOS ACERCA DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Palavras-chave: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Ensino. Aprendizagem. Surdo.

Resumo

A inclusão dos surdos em classes regulares está amplamente garantida em leis, porém, para efetivá-la, faz-se necessário investimentos em currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos. Tendo em vista a especificidade da língua dos surdos, visual-gestual, os recursos digitais podem favorecer a construção do conhecimento por parte dos alunos surdos desde que atenda às particularidades dessa comunidade. O objetivo desta pesquisa foi identificar e apresentar requisitos para desenvolvimento de ambientes virtuais de aprendizagem adequado a alunos surdos. Tendo em vista a importância do protagonismo do aprendiz surdo nesse processo, optou-se pela utilização metodológica de grupos focais. Como resultado são apresentados requisitos/ necessidades apontadas pelos surdos como relevantes para construção de ambientes digitais para aprendizagem de alunos surdos, sendo o respeito a sua língua, LIBRAS, condição indispensável.

Biografia do Autor

Magaly Liliane Chaves , IFTO

Graduada em Matemática. Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas. Especialista em Matemática e em Educação Matemática. Professora do Instituto Federal do Tocantins. 

Héllen Souza Luz, Instituto Federal do Tocantins

Cientista da Computação. Doutoranda em Modelagem Computacional de Sistemas. Mestre em Modelagem Computacional de Sistemas. Professora do Instituto Federal do Tocantins. 

George França dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Filósofo. Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas. Professor da Universidade Federal do Tocantins. 

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Publicado
2021-07-13