CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE QUE CUMPRE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO CASE
Resumo
Este trabalho tem como finalidade identificar as contribuições do Assistente Social no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) aos adolescentes em conflito com a lei. Constatou-se no decorrer da pesquisa a importância do acompanhamento do Assistente Social para que uma medida socioeducativa seja bem realizada, pois se esta medida for bem proposta e executada em um regime fechado como o CASE, poderá produzir um novo panorama aos adolescentes em conflito com a lei e até mesmo para sociedade. Há diversas dificuldade enfrentadas por esses adolescentes, principalmente em relação a família, que não visita por medo e preconceito, a partir daí despertou-me o interesse em realizar esta pesquisa. Para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, através de diversas abordagens de variados autores e artigos publicados por meio eletrônico e da pesquisa em campo, na modalidade de entrevista, onde foi aplicada a adolescentes e profissionais.
Referências
ABERASTURY, Arminda. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Câmara dos deputados, 2003.
AMORA, Soares. Minidicionário da Língua Portuguesa. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 2. ed. - São Paulo: Atlas, 1997.
BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: Introdução à sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 1997.
BERGER, Peter Ludwig. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes. 1983.
BITTENCOURT, Adalzira. Sua Excia. a presidente da República no ano de 2.500. In: QUINLAN, Susan C.; SHARPE, Peggy. (Orgs.). Duas modernistas esquecidas: Adalzira Bittencourt e Ercília Nogueira Cobra: visões do passado, previsões do futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/UFG 1996.
BOLSANELLO, Aurélio; BOLSANELLO, Maria Augusta. Conselhos: analise do comportamento humano em psicologia. 9 ed. Curitiba: Ed: Educacional Brasileira S.A, 1986.
CASE - Centro de Atendimento Sócio Educativo. Atendimento a adolescentes em conflito com a lei na medida sócio-educativa de internação a partir da pedagogia da presença. Aspectos Teóricos-Práticas. Palmas, 2006, 37p.
COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Um histórico do atendimento sócio-educativo aos adolescentes autores de ato infracional no Brasil; Brasília-DF, 1998.
COSTA, Moraes Fernanda. Ilha Grande e a questão das diferenças sociais. Disponível em: http://www.rj.anpuh.org/Anais/2006/conferencias/Fernanda%20de%20Moraes%20Costa.pdf. Acesso em: 15 jun. 2008.
ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. 4ª ed. Brasília. 2003.
FÁVERO, Teresinha Eunice & BORGIANNI, Elizabete. A atuação do Assistente Social junto à Infância e à Adolescência. Cadernos CRESS SP, volume 1. Publicação do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo. 9 ª região. 2000.
FUNABEM (Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor) FUNABEM Ano 20. Rio de Janeiro, 1984.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed., São Paulo: Atlas, 1999.
GOVERNO do Estado de Pernambuco. Estatuto da Criança e do Adolescente. Recife: Conselho Estadual de defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, 1988.
IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social e a contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2003.
MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução Penal. 9 ed. São Paulo: Atlas, 1997.
MIRANDA Júnior Hélio Cardoso. Psicologia e justiça: a psicologia e as políticas judiciárias na construção do ideal de justiça. Revista Psicologia ciência e profissão, 1998.
MOLINA, Antonio Garcia Pablos de. Criminologia: Introdução a seus fundamentos.2 ed. São Paulo: RT, 1997.
RIZZINI, Irene. A institucionalização de crianças no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. PUC-Rio. 2004.
________. O século perdido: Raízes históricas das políticas sociais para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: AMAIS Livraria e Editora, 1997.
SOUZA. Jaqueline Marçal de. Direitos dos adolescentes que cometem delitos: um estudo sobre os desencontros da rede de serviços no município de Londrina. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://www.tjmg.gov.br/corregedoria/ceja/carta_minas.html. Acesso em: 28 jun. 2008.
VIOLANTE, Maria Lucia. O dilema do decente malandro. São Paulo, Cortez, 1982.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).