CONTRIBUIÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL NA REINSERÇÃO DO ADOLESCENTE QUE CUMPRE MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS NO CASE

  • Thayse Fernanda Slva Gomes CEULP/ULBRA

Resumo

Este trabalho tem como finalidade identificar as contribuições do Assistente Social no Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE) aos adolescentes em conflito com a lei. Constatou-se no decorrer da pesquisa a importância do acompanhamento do Assistente Social para que uma medida socioeducativa seja bem realizada, pois se esta medida for bem proposta e executada em um regime fechado como o CASE, poderá produzir um novo panorama aos adolescentes em conflito com a lei e até mesmo para sociedade. Há diversas dificuldade enfrentadas por esses adolescentes, principalmente em relação a família, que não visita por medo e preconceito, a partir daí despertou-me o interesse em realizar esta pesquisa. Para a realização desse trabalho utilizou-se uma pesquisa bibliográfica, através de diversas abordagens de variados autores e artigos publicados por meio eletrônico e da pesquisa em campo, na modalidade de entrevista, onde foi aplicada a adolescentes e profissionais.

Biografia do Autor

Thayse Fernanda Slva Gomes, CEULP/ULBRA

Assistente Social;

Especialista em Direito Público, Gestão em Serviço Social e Políticas Públicas; Saúde Mental; Educação na Saúde.

Referências

ABERASTURY, Arminda. Adolescência normal. Porto Alegre: Artes Médicas, 1981. Brasil. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Câmara dos deputados, 2003.

AMORA, Soares. Minidicionário da Língua Portuguesa. 6 ed. São Paulo: Saraiva, 1999.

ANDRADE, Maria Margarida. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico: elaboração de trabalhos na graduação. 2. ed. - São Paulo: Atlas, 1997.

BARATTA, Alessandro. Criminologia crítica e crítica do direito penal: Introdução à sociologia do direito penal. Rio de Janeiro: Revan, 1997.

BERGER, Peter Ludwig. LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes. 1983.

BITTENCOURT, Adalzira. Sua Excia. a presidente da República no ano de 2.500. In: QUINLAN, Susan C.; SHARPE, Peggy. (Orgs.). Duas modernistas esquecidas: Adalzira Bittencourt e Ercília Nogueira Cobra: visões do passado, previsões do futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro/UFG 1996.

BOLSANELLO, Aurélio; BOLSANELLO, Maria Augusta. Conselhos: analise do comportamento humano em psicologia. 9 ed. Curitiba: Ed: Educacional Brasileira S.A, 1986.

CASE - Centro de Atendimento Sócio Educativo. Atendimento a adolescentes em conflito com a lei na medida sócio-educativa de internação a partir da pedagogia da presença. Aspectos Teóricos-Práticas. Palmas, 2006, 37p.

COSTA, Antônio Carlos Gomes da. Um histórico do atendimento sócio-educativo aos adolescentes autores de ato infracional no Brasil; Brasília-DF, 1998.

COSTA, Moraes Fernanda. Ilha Grande e a questão das diferenças sociais. Disponível em: http://www.rj.anpuh.org/Anais/2006/conferencias/Fernanda%20de%20Moraes%20Costa.pdf. Acesso em: 15 jun. 2008.

ECA. Estatuto da Criança e do Adolescente. 4ª ed. Brasília. 2003.

FÁVERO, Teresinha Eunice & BORGIANNI, Elizabete. A atuação do Assistente Social junto à Infância e à Adolescência. Cadernos CRESS SP, volume 1. Publicação do Conselho Regional de Serviço Social de São Paulo. 9 ª região. 2000.

FUNABEM (Fundação Nacional de Bem-Estar do Menor) FUNABEM Ano 20. Rio de Janeiro, 1984.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5 ed., São Paulo: Atlas, 1999.

GOVERNO do Estado de Pernambuco. Estatuto da Criança e do Adolescente. Recife: Conselho Estadual de defesa dos direitos da Criança e do Adolescente, 1988.

IAMAMOTO, Marilda Vilela. O serviço social e a contemporaneidade: trabalho e formação profissional. 6 ed. São Paulo, Cortez, 2003.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Execução Penal. 9 ed. São Paulo: Atlas, 1997.

MIRANDA Júnior Hélio Cardoso. Psicologia e justiça: a psicologia e as políticas judiciárias na construção do ideal de justiça. Revista Psicologia ciência e profissão, 1998.

MOLINA, Antonio Garcia Pablos de. Criminologia: Introdução a seus fundamentos.2 ed. São Paulo: RT, 1997.

RIZZINI, Irene. A institucionalização de crianças no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. PUC-Rio. 2004.

________. O século perdido: Raízes históricas das políticas sociais para a infância no Brasil. Rio de Janeiro: AMAIS Livraria e Editora, 1997.

SOUZA. Jaqueline Marçal de. Direitos dos adolescentes que cometem delitos: um estudo sobre os desencontros da rede de serviços no município de Londrina. 1998. Trabalho de Conclusão de Curso de Serviço Social. Universidade Estadual de Londrina. Disponível em: http://www.tjmg.gov.br/corregedoria/ceja/carta_minas.html. Acesso em: 28 jun. 2008.

VIOLANTE, Maria Lucia. O dilema do decente malandro. São Paulo, Cortez, 1982.

Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos