CONSTITUIÇÃO DE IDENTIDADES SURDAS EM ESCOLAS BILÍNGUES E AS INTER-RELAÇÕES ENTRE PROFESSORAS SURDAS ALFABETIZADORAS

Palavras-chave: Docência. Formação. Identidade. Surdez.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar as narrativas de professores, alunos surdos e pais de alunos surdos sobre o fazer docente em uma escola específica para surdos. A partir de entrevistas semiestruturadas, analisou-se o papel de docentes surdos na constituição dos processos identitários de crianças surdas. A reflexão foi construída a partir de pensamentos defendidos por teóricos como Silva (2003), Skliar (2003), Hall (2006), Lopes e Neto (2003), Perlin (1998), entre outros, com a intenção de compreender o fazer docente do sujeito que ocupa o papel de professor no espaço escolar. Os resultados apontam para a necessidade de mudar a educação de surdos, proporcionando um espaço de constituição da identidade, o que remete à necessidade de repensar a formação de docentes.

Biografia do Autor

Carine Mendes Garbin Diesel, UNIVERSIDADE FEEVALE

Mestre em Letras. Universidade Feevale. 

Viviane Cristina de Mattos Battistello, UNIVERSIDADE FEEVALE

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social. Universidade Feevale. 

Rosemari Lorenz Martins, UNIVERSIDADE FEEVALE

Doutora em Letras. Universidade Feevale. 

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Publicado
2021-07-13