PROJETO TEMÁTICO E SEQUÊNCIA DIDÁTICA NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS

Palavras-chave: Contextos Sociais. Ensino. Língua Portuguesa.

Resumo

Dentro da área reflexiva e problematizadora da Linguística Aplicada, que se inquieta com questões dadas por acabadas em diferentes contextos sociais, este estudo busca apresentar, por meio da descrição de uma experiência em sala de aula, com suas respectivas bases teóricas e metodológicas, aproximações e distanciamentos entre as noções de projeto temático e sequência didática. No plano teórico, traçamos considerações acerca da concepção de língua/linguagem numa perspectiva dialógica, frisando temas como o papel ativo do sujeito da linguagem e os gêneros discursivos. O aparato metodológico traz considerações sobre metodologia de pesquisa qualitativa e de cunho etnográfico, além de questões vinculadas ao contexto de geração de dados. As análises apontam que, por serem mais voltadas ao papel ativo e, assim, reflexivo, do aluno, as sequências didáticas se tornam mais completas, pois favorecem, ainda, o trabalho contextual e ético do professor. Os projetos temáticos, nesse sentido, revelam que caso não exista uma formação de professores eficiente, seus resultados não implicam significativamente na aprendizagem concreta da língua portuguesa em sala de aula.

Biografia do Autor

André Luiz Santos Praxedes, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestrando em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutorando e Mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Membro do Grupo de Estudos Discurso, Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (GEDEALL/UFAL).

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos