A RUPTURA DO ASSISTENCIALISMO FRENTE ÀS COMUNIDADES: ATUAÇÕES DA PSICOLOGIA

Palavras-chave: Psicologia Comunitária. Assistencialismo. Autonomia. Transformação Social.

Resumo

O presente artigo apoia-se no desenvolvimento de revisão literária, refletindo a atuação do psicólogo frente às comunidades e a busca por romper com o assistencialismo. As estruturas sociais oprimem e enfraquecem os indivíduos, reduzindo-os a incapazes e inferiores a uma parte elitizada da população. Cabe ao psicólogo social, através da aplicação de seus conhecimentos junto a grupos e organizações populares atuar em busca de um fazer psicossocial que tenha um caráter relevante para a sociedade. Mas, como intervir profissionalmente sem se apropriar das práticas assistencialistas naturalizadas nas comunidades? O levantamento bibliográfico foi realizado em cinco plataformas de dados (Google Acadêmico, Birame, Periódicos, Medline e Scielo), orientados pelo descritor Psicologia Comunitária and Assistencialismo. Os critérios de seleção baseiam-se em artigos de 2009 a 2019, em português, com foco principal nas áreas acima descritas. O desenvolvimento da metodologia durante o processo de avaliação deu-se através do descritor, resultando na seleção de 15 artigos avaliados sistematicamente. No processo de estruturação do artigo aborda-se questões relativas à construção da Psicologia Social no Brasil, contexto histórico, formação e distinção na atuação profissional junto ao Sistema Único de Assistência Social.

Biografia do Autor

Maria Eduarda Pereira dos Santos, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Pós-graduanda em Psicologia Clínica pelo Instituto Suassuna, Goiás. Psicóloga formada pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). 

Aline Soares Oliveira, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Psicóloga formada pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO). Extensão universitária em Liga Acadêmica de Psicologia Aplicada (LAPSA). 

Mariana Araújo Bichuete Cavalcante, Faculdade Católica Dom Orione (FACDO)

Bacharela em Psicologia pela Faculdade Católica Dom Orione (FACDO), 2020. Especializanda em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): fundamentos teóricos e ferramentas pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação, IPOG, Brasil.

Júlia Carolina da Costa Santos, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade de Paranaíba (MS). Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Saúde Mental.

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Publicado
2021-12-16
Seção
Artigos