UM “OLHAR” SOBRE AS PRÁTICAS DE DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PELOTAS-RS
Resumo
O artigo objetiva identificar as percepções e vivências de professores de Educação Física da Rede Municipal de ensino de Pelotas quanto às práticas de desinvestimento pedagógico, as quais manifestam-se basicamente quando o professor de EF em seu espaço de atuação pedagógica apresenta uma postura descompromissada, em muitos casos, limitando-se a um mero fornecedor de materiais. Para consecução deste objetivo oito docentes de diferentes instituições de ensino foram entrevistados. Observou-se que o fenômeno se manifestou em variados contextos, ora como estratégia de sobrevivência docente em razão das condições de trabalho e de relações interpessoais conflituosas, ora como recurso pedagógico visando obter maior adesão dos alunos nas aulas. Atenta-se, desta forma, para a necessidade de adoção de práticas que visem compreender fortalecer as relações profissionais e afetivas entre os envolvidos no contexto escolar, bem como a necessidade de melhorias estruturais, visando diminuir a incidência deste fenômeno no contexto investigado.
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