UM “OLHAR” SOBRE AS PRÁTICAS DE DESINVESTIMENTO PEDAGÓGICO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE PELOTAS-RS

Palavras-chave: Prática Pedagógica. Negociação. Educação Física. Dificultadores. Atuação Docente.

Resumo

O artigo objetiva identificar as percepções e vivências de professores de Educação Física da Rede Municipal de ensino de Pelotas quanto às práticas de desinvestimento pedagógico, as quais manifestam-se basicamente quando o professor de EF em seu espaço de atuação pedagógica apresenta uma postura descompromissada, em muitos casos, limitando-se a um mero fornecedor de materiais. Para consecução deste objetivo oito docentes de diferentes instituições de ensino foram entrevistados. Observou-se que o fenômeno se manifestou em variados contextos, ora como estratégia de sobrevivência docente em razão das condições de trabalho e de relações interpessoais conflituosas, ora como recurso pedagógico visando obter maior adesão dos alunos nas aulas. Atenta-se, desta forma, para a necessidade de adoção de práticas que visem compreender fortalecer as relações profissionais e afetivas entre os envolvidos no contexto escolar, bem como a necessidade de melhorias estruturais, visando diminuir a incidência deste fenômeno no contexto investigado.

Biografia do Autor

Otávio Ávila Pereira, Universidade Federal de Pelotas

Mestre em Educação Física, Universidade Federal de Pelotas. 

Franciele Roos da Ilha Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação, Universidade Federal de Pelotas. 

Mariângela da Rosa Afonso, Universidade Federal de Pelotas

Doutora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado
2021-08-26