O ENSINO DE QUÍMICA E A IMPORTÂNCIA DA CONEXÃO COM A REALIDADE DISCENTE: UM ESTUDO SOBRE A PERCEPÇÃO DE DOCENTES DA REDE ESTADUAL DO ENSINO MÉDIO NO MUNICÍPIO DE CODÓ-MA.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade Ativa. Prática Pedagógica. Processo Educativo.

Resumo

O objetivo geral desta pesquisa é conhecer as percepções de docentes da Rede Estadual de Ensino da Cidade de Codó – MA, acerca da importância do ensino de Química atrelado ao mundo cognoscente do aluno: seu conhecimento prévio, sua realidade e as possibilidades de formação de um discente crítico-reflexivo, através dos seus conteúdos. Para tanto, utilizou-se do método descritivo, fundamentado numa abordagem que envolveu a associação entre o qualitativo e o quantitativo. A primeira fase foi composta por um levantamento bibliográfico e posterior pesquisa em fontes documentais. Na segunda fase, procedeu-se a pesquisa de campo, com aplicação de um questionário que se pautou nas seguintes dimensões: a) Construção do Conhecimento em Química; b) Diretrizes do Projeto Político Pedagógico da Disciplina com os Conteúdos relacionados com a realidade vivenciada pelos alunos e c) A Química e a possibilidade de formação de um discente crítico-reflexivo. Concluiu-se que os professores entrevistados que ministram as disciplinas de Química, conseguiram romper com a ideia de racionalidade técnica, percebendo a importância de uma docência crítico-reflexiva, estabelecendo a reflexão na e sobre a ação, possibilitando ao aluno problematizar e perceber melhor sua realidade.

Biografia do Autor

Isaque Pinho dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Layane Bastos dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Alváro Itauna Schalcher Pereira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos e Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Kalinka Maria Leal Madeira, Universidade Estadual do Piauí

Mestranda em Linguagem e Cultura pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).

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Publicado
2023-01-31
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos