PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA E INOVAÇÃO SOCIAL EM RONDÔNIA: AS TRANSLAÇÕES DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO CONTEXTO AMAZÔNICO

Palavras-chave: Pedagogia da Alternância. Inovação Social. Educação do Campo. Teoria do Ator-Rede.

Resumo

O objetivo deste artigo é compreender como a pedagogia da alternância foi inscrita como inovação social na educação do campo no estado de Rondônia, analisando os seus limites e potencialidades para o desenvolvimento de políticas públicas. Para isso, foram delimitadas as bases conceituais e metodológicos que orientaram a análise a partir de três focos, a saber, a pedagogia da alternância como a ação educativa originária do campo; as dimensões condutoras da inovação social em suas características relacionais e práticas e a teoria do ator-rede como recurso analítico relacional. A seguir são analisadas as translações da pedagogia de alternância a fim de compreender o processo de inovação social e suas implicações para a educação do campo em Rondônia e suas políticas públicas.

Biografia do Autor

Jackeline Amantino de Andrade, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

José de Arimatéia Dias Valadão, Universidade Federal de Lavras - UFLA

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

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Publicado
2020-10-07
Seção
Artigos