ENSINAR EXIGE: PRESSUPOSTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE SOB A ÓTICA DA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE PAULO FREIRE
Resumo
Este artigo objetiva analisar alguns dos pressupostos fundantes da obra Pedagogia da Autonomia, do educador Paulo Freire, tendo como quadro conceitual os saberes delineados pelo autor e considerados por ele fundamentais à formação e à prática docentes. Não obstante, julgamos que o gênero de críticas pretensiosamente disparadas contra a pedagogia freireana são duplamente incompatíveis com a essência da chamada educação popular progressista, pois revela desconhecimento tanto com respeito ao cotidiano escolar quanto ao verdadeiro ideário freireano. Por exemplo, constatamos que a prática da educação bancária, tal qual aduzida por Freire sob a forma de denúncia, ainda persiste presentemente, contribuindo decisivamente para que a escola reproduza, de modo inconsequente, as injustiças sociais que ela mesma alegadamente deveria combater e de quem ela também termina por ser vítima.
Referências
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.
AUSUBEL, D. P. A. Aprendizagem Significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Moraes, 1982.
DEWEY, John. Democracia e Educação. Introdução à Filosofia da Educação. 4. ed. São Paulo: Companhia Nacional, 1979.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança - um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
__________. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Edunesp, 2000.
__________. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
__________. Pedagogia do Oprimido. 9. ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
__________. Conscientização - teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
GADOTTI, Moacir (Org.) Prefácio. In: FREIRE, P. Educação e Mudança. 36 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2014.
GADOTTI, Moacir. Paulo Freire: uma biobibliografia. São Paulo: Cortez,Brasília: UNESCO, 1996.
NÓVOA, Antônio. (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. 4. Ed., São Paulo: Nobel, 1998.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).