PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS PEQUENAS NA CRECHE POR MEIO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir as possibilidades de participação das crianças pequenas na creche por meio da organização do espaço. A questão norteadora do estudo foi: Como a organização do espaço pode criar necessidades de participação das crianças da creche? Partimos do pressuposto que as crianças aprendem com os adultos e com seus pares, nesse sentido, a creche pode ser um lugar privilegiado de convivência e aprendizagem. Outra constatação é a de que quanto mais ricas forem a possibilidades de exploração, maiores serão as chances de participação das crianças. Como metodologia utilizamos a observação e intervenção em um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade Londrina-PR. Para análise dos dados foram selecionadas algumas cenas observadas e discutidas à luz da Teoria Histórico-Cultural. Os resultados mostraram que as possibilidades de participação das crianças bem pequenas na creche estão estritamente relacionadas ao modo de organização do espaço.

 

Palavras-chave: Participação das crianças; Creche; Organização do espaço. 

Biografia do Autor

Cristiane dos Santos Farias, UEL
POSSUI GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ- MESTRANDA EM EDUCAÇAO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA.
Cassiana Magalhães, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Pós-doutorado em Educação pela Universidade de Évora – PT; Doutora em Educação –UNESP Marília SP; Mestre em Educação pela UEL; Coordenadora do projeto de extensão: Apropriações teóricas e suas implicações na Educação Infantil (UEL) .

Referências

ARCE, A.; SIMÃO, R. A psicogênese da brincadeira de papéis sociais e/ou jogo protagonizado na psicologia do jogo de D. B. Elkonin. In: ARCE, A.; DUARTE, N. (Org.). Brincadeira de papéis sociais na educação infantil: as contribuições de Vigotski, Leontiev e Elkonin. São Paulo: Xamã, 2006. p. 65-88.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos, brincadeiras e materiais para bebês: manual de orientação pedagógica: módulo 2. Brasília: MEC/SEB, 2012.

BRASIL. Organização do espaço físico, dos brinquedos e materiais para bebê e crianças pequenas: manual de orientação pedagógica: módulo 4. Brasília: MEC/SEB, 2012.

ELKONIN, D. Sobre El problema de la periodización del desarrollo psíquico en la infancia. In: DAVÍDOV, V.; SHUARE, M. (Org.) La psicologia evolutiva e pedagógica en la URSS: Antología. Moscú, URSS: Editorial Progreso, 1987. p. 104-124.

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores e aromas: a organização do espaço na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FARIAS, Cristiane Dos Santos. Periodização do Desenvolvimento. In: LONDRINA. Diretrizes Curriculares.2016.

MAGALHÃES, Cassiana; EIDT, Nádia Mara. Desenvolvimento psíquico da criança de zero a três anos de idade à luz da psicologia Histórico-Cultural. VI CIPSI Congresso Internacional de Psicologia na UEM, 2015. Disponível em: < http://www.eventos.uem.br/index.php/cipsi/2012/paper/viewFile/606/459. Acesso em 23/02/17

MAGALHÃES, Cassiana; LAZARETTI, L. M.; PINHEIRO, N. M. E. Os bebês e o cesto de possibilidades: uma relação de descobertas, encantos e

aprendizagens. In: VII CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO INFANTIL – III SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL - Educação Infantil e resistência: os lugares das infâncias na educação e nas lutas políticas.

SÃO CARLOS: UFSCAR, 2015. v. 2. p. 376-388.

MELLO, S. A.. Os Bebês como sujeitos no cuidado e educação na escola infantil. Magistério, v. 1, p. 46-53, 2014.

MUKHINA, Valeria. Psicologia da idade pré-escolar. Tradução de Claudia Berliner. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

PASQUALINI, J. Periodização do desenvolvimento psíquico à luz da Escola de Vigotski: a teoria histórico-cultural do desenvolvimento infantil e suas implicações pedagógicas. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413- 73722009000100005&script=sci_arttext > Acesso em 28/02/2017.

SOUZA, Renata Junqueira de; HERNANDES, Elianeth Dias Kanthack; SILVA, Isabela Fernanda Roberto da; A organização do espaço escolar na educação infantil. Revista Zero-a-seis. 2016.

VIEIRA, Daniele Marques. A constituição do eu e o espaço pedagógico na educação infantil: formação para a docência. X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE. PUC, 2011.

VIEIRA, Eliza Revesso. A reorganização do espaço da sala de educação infantil: uma experiência concreta à luz da Teoria Histórico-Cultural. 2009. 123 fls. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.

VIGOTSKI, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2001. Tradução de Paulo Bezerra.

Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos