AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO INSTRUMENTO PARA TOMADA DE DECISÃO DE INVESTIMENTOS DAS EMPRESAS
Resumo
O objetivo central mostrar a importância das demonstrações contábeis para tomada de decisões de investimentos nas empresas da cidade de São Miguel do Tocantins - TO. A partir dos dados que foram colhidos por meio de um questionário que entregue a partir do segundo semestre de 2018 onde foi possível compreender qual o conhecimento das empresas em relação ao objeto de estudo com a apresentação das demonstrações contábeis as empresas possuem uma base de informações eficientes para análise de investimentos, além do que a não utilização das demonstrações para tomada de decisões pode afetar o desempenho financeiro da empresa, pode ocorrer também erros nas decisões de investimentos possibilitando falhas no retorno esperado. As demonstrações contábeis como ferramenta para análise de investimentos é uma pesquisa relevante, pois através das mesmas os empresários podem ter informações suficientes para saber como a sua empresa se encontra financeiramente e a partir disso analisar as melhores formas de investimentos para obtenção de bons resultados em longo prazo. Com a pesquisa concluiu-se que a maioria dos empresários da cidade de São Miguel do Tocantins – TO utilizam-se a contabilidade como instrumento para tomada decisões de investimentos, pois eles têm uma preocupação em fazer o acompanhamento da sua empresa, em saber como está o desempenho, e é através dos relatórios extraídos pelo contador da empresa que eles conseguem ter entendimento e tomar suas decisões para o crescimento das mesmas.
Referências
ANTONIK, Luiz Antonio, Revista FAE, 2004.
ASSAF NETO, Alexandre. Mercado financeiro. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
BARROS, Fábio Segatto. Investimentos Financeiros: Uma análise dos alunos investidores de uma Instituição de Ensino Superior de Brasília - DF . 2013. 39 p. trabalho de conclusão de curso (Graduação em Administração)- FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS APLICADAS – FATECS , Brasilia, 2013. Disponível em: <http://pdf>. Acesso em: 04 jun. 2018.
BEZERRA, Davi da Silva .Gestão Financeira I. 1. ed. [S.l.: s.n.], 2011. 25 p. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 24 maio 2018.
BOLSA DE VALORES, MERCADORIAS E FUTUROS DE SÃO PAULO – BM&FBOVESPA. Disponível em: <http://www.bmfbovespa.com.br>. Acesso em: 02 set. 2013.
BRASIL, Haroldo, Análises de Investimentos, Moderna, 2002.
CHAGAS, Gilson. Contabilidade Intermediária Simplificada. 1º. ed. São Paulo: Saraiva, 2014. 392 p.
CONTABILIDADE, Conselho Federal de. RESOLUÇÃO CONSELHO FEDERAL de contabilidade - cfc nº 1.138 de 21.11.2008.
CONTABILIDADE, Conselho Federal de. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.296, de 17 de setembro de 2010.
CONTABILIDADE, Conselho Federal de. RESOLUÇÃO CFC Nº 1.374, de 08 de dezembro de 2011.
LUQUET, Mara. Guia Valor Econômico de finanças pessoais. São Paulo: Globo, 2000.
MARION, José Carlos. Análise das Demonstrações Contábeis: Contabilidade Empresarial. 7º. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 294 p.
MIRANDA, K. F.; MIRANDA, H. C. F. Compreendendo a Gestão de Pessoas. 2009. Disponível em: Acessado em: 14 Jun. 2018. 14h
OLIVEIRA, Leandro.Balanço Patrimonial: O que é, para que serve e como analisar. 2017. Disponível em: <https://capitalsocial.cnt.br/balanco-patrimonial/>. Acesso em: 23 maio 2018.
PIAZZA, Marcelo C. Bem-vindo a bolsa de valores. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
QUINTANA, Alexandre Costa. Contabilidade Básica. 1º. ed. São Paulo: Atlas, 2014. 224 p
SEBRAE, Sebrae. Gestão Financeira. 1º. ed. São Paulo: Sebrae, 2011. 24 p. v. 1. Disponível em: . Acesso em: 25 maio 2018.
SOUZA, Alceu, CLEMENTE, Ademir. Decisões financeiras e análise de investimentos. 2. ed. São Paulo, Atlas, 1997.
VICECONTI, Paulo; NEVES, Silvério das. Contabilidade Avançada: e análise das demonstrações financeiras. 17º. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. 656 p.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).