O PRINCÍPIO DO CUIDAR NA CRECHE E A METÁFORA DO AMBIENTE UTERINO: AMBIENTE FÍSICO E HUMANO COMO GUARIDA EDUCATIVA PARA CRIANÇAS PEQUENAS

  • Ana Katia Alves Santos Universidade Federal da Bahia

Resumo

Estudo reflete sobre o cuidar na creche, sendo este um dos princípios do trabalho educativo da Educação Infantil. O cuidar é modo ético e afetivo de educar crianças pequenas/bebês. É guarida, habitar, lócus de proteção, acolhimento e educação que se expressa também na forma como organizamos o ambiente físico destinado ao público infantil. O ambiente físico da creche é também ponto de destaque neste estudo.  A 'metáfora do cuidado' é utilizada como comparação entre ambiente uterino e a creche porque ambos assumem a responsabilidade de acolher, 'nutrir' e proteger a criança. A pesquisa tem concepção qualitativa e se inspira na etnografia porque valoriza o grupo cultural de professoras da educação infantil, bem como há implicação da autora por ter sido, ela mesma, docente e gestora da educação infantil. Heidegger (2005), Boff (1999), Zabalza (1998), Kramer (2005) são alguns dos autores que fundamentam teoricamente este estudo.

Palavras-Chave: Creche; cuidar; ambiente físico; ambiente humano; crianças pequenas.

 

Summary:

This study analyzes the principle of caring in the nursery, which is one of the principles of the educational work of Infantile Education. Taking care is an ethical and emotional way of educating children/ babies. It is a shelter, a place of protection, reception and education, which is also expressed in the way to organize the physical environment intended for the infantile public. The physical environment of the nursery is also an important point of our study. The "metaphor of care" is used as a comparison between the uterine environment and the nursery, since both assume the responsibility of hosting, "feeding", and protecting the child. Research has a qualitative conception of research and is inspired by ethnography because it values the cultural group of teachers of infant education. There is also an involvement of the author who herself has been a teacher and manager of child rearing. Heidegger (2005), Boff (1999), Zabalza (1998), Kramer (2005) are among the authors who in theory found this study.

 

Keywords: nursery; to take care; physical environment; human environment; children.

 

Biografia do Autor

Ana Katia Alves Santos, Universidade Federal da Bahia

Professora Adjunta UFBA, departamento de Educação II

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Publicado
2017-12-01
Seção
Artigos