A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DE FATORES DE RISCO NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

  • Roger De Lucca Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual pela FCLAR UNESP Araraquara/SP
  • Andreza Marques de Castro Leão Professora do Departamento de Psicologia da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da FCLAR UNESP Araraquara/SP https://orcid.org/0000-0002-5037-4882
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília https://orcid.org/0000-0003-1171-217X
Palavras-chave: Violência Sexual Infanto-Juvenil. Educação Sexual. Riscos Pessoais para Violência Sexual. Riscos Sociais para Violência Sexual.

Resumo

A violência sexual contra crianças e adolescentes é uma das formas de violação de direitos de maior impacto no desenvolvimento, uma vez que pode causar danos severos de ordens variadas, sendo considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um problema de saúde pública mundial. Analisando isso, buscamos através do presente trabalho contribuir, problematizando acerca das propostas preventivas, pois a partir da aplicação de material especializado de avaliação de possíveis fatores de risco para incidência de violência sexual infanto-juvenil é facilitada a efetivação de uma prática profissional preventiva. Vale frisar que este trabalho foi extraído da dissertação de mestrado que se propõe a construir um inventário de riscos e proteção para incidência de tal violência, tendo por objetivo a avaliação da contribuição positiva do levantamento de elementos que contribuem para sua ocorrência, visando proporcionar maior compreensão e ferramentas consistentes para atuação dos profissionais envolvidos no atendimento ao público em questão.

Biografia do Autor

Roger De Lucca, Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual pela FCLAR UNESP Araraquara/SP

Professor Mestre do Instituto Ânima de Estudos Junguianos - Ribeirão Preto/SP; Especialista em Psicologia Analítica pelo Instituto Ânima de Estudos Junguianos – Ribeirão Preto/SP; Mestre em Educação Sexual pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Sexual da Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara (FCLAR) UNESP – Araraquara/SP; Psicólogo.

Andreza Marques de Castro Leão, Professora do Departamento de Psicologia da Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Educação Escolar e Educação Sexual da FCLAR UNESP Araraquara/SP

Doutorado em Educação Escolar (2009). Pós-Doutorado em Sexologia e Educação Sexual pela FCL- Unesp (2012). Mestrado em Educação Especial pela UFSCAR (2004). 

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília

Docente Colaborador no Programa de Pós - Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE. Bolsista FUNCAP. 

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Publicado
2022-09-28