SEMANA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO “CUIDANDO DO CUIDADOR”: RELATO DE PRÁTICAS DE HUMANIZAÇÃO JUNTO AOS TRABALHADORES DE UM HOSPITAL PÚBLICO DE ALTA COMPLEXIDADE

  • Sônia Francisca Monken Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS). Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0002-5063-8956
  • Antônio Pires Barbosa Universidade Nove de Julho, do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho. https://orcid.org/0000-0001-6478-6522
  • Tânia Oliveira Souto Dias Coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Conjunto Hospitalar do Mandaqui
  • Renan Antônio da Silva Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília https://orcid.org/0000-0003-1171-217X
  • Renato Ribeiro Nogueira Ferraz Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0002-8931-895X
Palavras-chave: Gestão em Saúde. Humanização. Cuidado. Gestão de Pessoas. Serviço Público.

Resumo

Este artigo ressalta a importância das práticas de humanização no trabalho em uma Instituição de saúde de alta complexidade. Para tal, foi criada a “Semana Nacional de Humanização”, com o intuito de disseminar novos projetos de saúde direcionados aos funcionários. A organização do evento foi realizada pelo Centro Integrado de Humanização da Instituição, que estrategicamente objetivou melhorias na qualidade do trabalho hospitalar. O evento ocorreu em cinco dias, onde foram apresentadas três palestras de temas diversos. Sabendo-se que o estresse faz parte do cotidiano dos trabalhadores em saúde, foram implementados dois projetos durante a “Semana de Humanização”: “Saúde Bucal para os Trabalhadores” e “Reiki e Cromoterapia”. Foi possível constatar que houve considerável adesão dos colaboradores aos projetos de saúde e humanização propostos pela Instituição, conscientizando sua diretoria, que se mostrou disposta a investir na proposta de “saúde do trabalhador. O objetivo da semana de humanização foi alcançado.

Biografia do Autor

Sônia Francisca Monken, Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão em Sistemas de Saúde (PMPA-GSS). Universidade Nove de Julho (UNINOVE), São Paulo, SP.

Doutora em Saúde Pública pela USP. Universidade Nove de Julho (Uninove). 

Antônio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho, do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Sistemas de Saúde da Universidade Nove de Julho.

Doutor em Administração de Empresas. Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS) pela FGV. Universidade Nove de Julho (Uninove). 

Tânia Oliveira Souto Dias, Coordenadora do Centro Integrado de Humanização do Conjunto Hospitalar do Mandaqui

Mestre em Gestão em Sistemas de Saúde pela Uninove. Universidade Nove de Julho (Uninove).

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", UNESP – Marília

Doutor em Educação pela Unesp. Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará - UECE. 

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPG-PP) - Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) - Mogi das Cruzes, SP. Departamento de Medicina - Universidade de Santo Amaro (UNISA) - São Paulo, SP.

Pós-doutor em Ciência da Informação pela Université de Toulon/França. Plataforma Hipokrates Medicina.        

Referências

BOFF, L. Saber cuidar: ética do humano-compaixão pela terra. [s.l.] Editora Vozes Limitada, 2017.
CECCATO, S. R.; VAN DER SAND, I. C. P. O cuidado humano como princípio da assistência de enfermagem à parturiente e seus familiares. Revista Eletrônica de Enfermagem, v. 3, n. 1, 2001.
DA SILVA, V. L. C. Cuidando do cuidador: contribuições da política de humanização à promoção da saúde do trabalhador. Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização (Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde) — Recife: Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, 2012.
DE JESUS OLIVEIRA, R.; CUNHA, T. Estresse do profissional de saúde no ambiente de trabalho: Causas e consequências. Caderno Saúde e Desenvolvimento, v. 4, n. 3, p. 78–93, 2014.
DE OLIVEIRA COSTA, R. R. et al. As rodas de conversas como ferramenta de promoção da saúde em enfermagem. Revista de enfermagem UFPE on line-ISSN: 1981-8963, v. 7, n. 10, p. 6184–6189, 2013.
MEDEIROS, J. M. A vivência do ambiente hospitalar pela equipe de enfermagem. Mestrado (Ciências Ambientais e Saúde)—Goiânia: Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 2011.
OLIVEIRA, L. C. B. DE. A saúde psíquica de quem faz saúde: uma análise crítica sobre a humanização direcionada ao profissional de saúde. Dissertação (Mestrado)—[s.l.] Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008.
PANHOCA, I.; RODRIGUES, A. N. Avaliação da qualidade de vida de cuidadores de afásicos. Evaluation of the quality of life of caregivers of aphasic patients. Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, v. 14, n. 3, p. 394–401, 2009.
PANHOCA, I.; SALLES PUPO, A. C. DE. Cuidando de quem cuida: avaliando a qualidade de vida de cuidadores de afásicos. Revista CEFAC, v. 12, n. 2, p. 299–307, 2010.
PASCHE, D. F.; PASSOS, E. A importância da humanização a partir do Sistema Único de Saúde. Revista de Saúde Pública de Santa Catarina, v. 1, n. 1, p. 92–100, 2008.
SILVA, L. G.; YAMADA, K. N. Estresse ocupacional em trabalhadores de uma unidade de internação de um hospital-escola. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 7, n. 1, p. 098–105, 2008.
SILVA, P. Rede Humaniza SUS. Retrieved August 25, 2014. [s.l: s.n.].
Publicado
2022-09-28