AUTOEFICÁCIA E RELACIONAMENTO ENTRE ORIENTADORES E ORIENTANDOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

Palavras-chave: Orientando. Orientador. Pós-graduação. Produtividade. Ensino.

Resumo

Este estudo objetivou verificar a influência do relacionamento orientando-orientador no desempenho acadêmico em cursos de Pós-Graduação Stricto sensu, considerando como variável a autoeficácia. Para tal, uma pesquisa descritiva foi realizada no formato de levantamento, com uma amostra de 193 orientandos, oriundos de um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Administração acadêmico, e dos Mestrados Profissionais em Gestão em Sistemas de Saúde, Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão do Esporte, de uma instituição de Ensino Superior privada de São Paulo - SP. Para a análise dos dados foram aplicadas técnicas estatísticas descritivas e regressão. Os resultados indicaram que a autoeficácia exerce influência significativa na relação orientando-orientador frente à produção acadêmica, bem como no futuro sucesso do orientando como pesquisador independente. Entende-se que os resultados desta pesquisa contribuem com o avanço dos estudos sobre a influência da relação orientando-orientador na produção acadêmica, ao destacar a autoeficácia como uma importante variável nessa relação, visto que um dos objetivos das Universidades é produzir e difundir o conhecimento, formando profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho e na comunidade acadêmica por meio da titulação de novos mestres e doutores e, especialmente, qualificando-os para a pesquisa.

Biografia do Autor

Aline Fátima Modkovski, Instituto Desenvolvimento Sustentável Regional (UCEFF)

Mestre em Administração pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Professora Conteudista na Unidade Central de Educação Faem Faculdade (UCEFF) Campus Itapiranga e Chapecó. 

Frank Menezes Rodrigues, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Doutorando em educação pela Universidade Metodista. Mestrado em Educação pela Universidade Ibirapuera, graduação em Geografia pela Universidade Bandeirante de São Paulo. 

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP. Professor de Graduação e de Pós-graduação no Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional - GDR do UNIS MG. Coordenador da Comissão Própria de Avaliação - CPA. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP da FEPESMIG. Avaliador de Cursos pelo MEC/INEP. 

Renan Antônio da Silva, Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL)

Antropólogo, Neurocientista e Neurolinguista. Pesquisador Colaborador Júnior no Programa de Pós - Graduação em Direitos Humanos (UnB). Membro da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS). 

Murched Omar Taha, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Livre-Docente. Professor Associado da Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental – Departamento de Cirurgia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). 

Francisco Sandro Menezes Rodrigues, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Pós-doutor em Cardiologia. Professor Orientador no Programa de Pós-Graduação em Cardiologia na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) 

Sônia Francisca Monken, Faculdade Israelita de Ciências em Saúde

 Doutora em Saúde Pública. Albert Einstein - Faculdade Israelita de Ciências em Saúde, São Paulo, SP.

Antônio Pires Barbosa, Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

Doutor em Administração de Empresas. Programa de Pós-Graduação em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (PPGCIS). Universidade Nove de Julho (UNINOVE). 

Renato Ribeiro Nogueira Ferraz, Universidade de Mogi das Cruzes (UMC)

Pós-doutor em Ciência da Informação. Plataforma Hipokrates Medicina. Docente na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC).

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Publicado
2022-09-28