AUTOEFICÁCIA E RELACIONAMENTO ENTRE ORIENTADORES E ORIENTANDOS EM PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
Resumo
Este estudo objetivou verificar a influência do relacionamento orientando-orientador no desempenho acadêmico em cursos de Pós-Graduação Stricto sensu, considerando como variável a autoeficácia. Para tal, uma pesquisa descritiva foi realizada no formato de levantamento, com uma amostra de 193 orientandos, oriundos de um Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Administração acadêmico, e dos Mestrados Profissionais em Gestão em Sistemas de Saúde, Gestão de Projetos, Gestão Ambiental e Sustentabilidade e Gestão do Esporte, de uma instituição de Ensino Superior privada de São Paulo - SP. Para a análise dos dados foram aplicadas técnicas estatísticas descritivas e regressão. Os resultados indicaram que a autoeficácia exerce influência significativa na relação orientando-orientador frente à produção acadêmica, bem como no futuro sucesso do orientando como pesquisador independente. Entende-se que os resultados desta pesquisa contribuem com o avanço dos estudos sobre a influência da relação orientando-orientador na produção acadêmica, ao destacar a autoeficácia como uma importante variável nessa relação, visto que um dos objetivos das Universidades é produzir e difundir o conhecimento, formando profissionais aptos para atuarem no mercado de trabalho e na comunidade acadêmica por meio da titulação de novos mestres e doutores e, especialmente, qualificando-os para a pesquisa.
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