POLÍTICA EDUCACIONAL, PROJETO DE VIDA E CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO: TEIAS E TRAMAS FORMATIVAS

Palavras-chave: Juventude. Parceria Público Privada. BNCC. Reforma Educacional. Organismos Multilaterais.

Resumo

O presente texto discute a inserção da temática projeto de vida no ensino médio brasileiro, as influências dos organismos internacionais e dos institutos privados na Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. A partir de uma análise bibliográfica e documental, o artigo analisa documentos educacionais, bem como de organismos multilaterais e institutos que já preconizavam o tema como premissa curricular. O estudo aponta que a nomenclatura “projeto de vida” requer uma atenção cuidadosa por parte dos educadores, pois há um metamorfoseamento do termo, que oculta as influências e intencionalidades dos organismos internacionais e do campo econômico na definição das políticas curriculares no país. A análise destaca os riscos para a função social da escola ao aderir ao slogan projeto de vida, como projeto formativo sem considerar seus significados, especialmente em tempos de redução dos postos de emprego formal e precarização das condições de trabalho, sobretudo para as juventudes.

Biografia do Autor

Míriam Fábia Alves, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela UFMG, Docente efetiva na UFG.

Valdirene Alves de Oliveira, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Educação pela UFG, Docente efetiva na UEG.

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Publicado
2020-05-22