CURRÍCULO ESCOLAR: O CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA E EMANCIPADORA

Palavras-chave: Ensino-Aprendizagem. Currículo. Aprender a Aprender. Cotidiano Vivenciado. Emancipação.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo realizar uma abordagem que se faz necessário discutir os elementos que estão presentes na prática educativa, como: Docente, aluno, saber e o contexto do ensino. Partindo desse princípio, convém-nos raciocinar a respeito dos aspectos sociais que a didática aplicada em sala de aula e o currículo refletem no processo de ensino-aprendizagem, considerando assim, a importância da inserção de uma educação contextualizada e emancipadora. Assim, o presente artigo aborda o currículo enquanto ferramenta relevante para a promoção de uma educação libertadora, visando a cidadania, fundamentando-se no cotidiano vivenciado pelo educando, estimulando desta forma à escola e ao educador  meios para uma expansão de conhecimentos e consequentemente despertando uma análise crítica para melhoria da educação. Currículo este, portanto, que seja fruto de discussões coletivas e jamais pensado tão somente em gabinetes.

Biografia do Autor

Raiane Ribeiro Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutoranda em Recursos Hídricos pela Universidade Federal do Lavras (UFLA). Mestra em Cidades Territórios e Identidades pelo Programa de Pós-graduação em Cidades Territórios e Identidades (UFPA). Especialista no Ensino de Biologia. Especialista em Extensão, Inovação Socioambiental e Desenvolvimento de Sistemas Agroalimentares (NUMA/UFPA). Especialista em Biossegurança e Saúde Pública. Especialista em metodologia para o ensino Superior. Especialista em Sistemas de Gestão Integrada de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Especialista em Educação a Distância. Graduada em Educação do Campo com Habilitação em Ciências Naturais (UFPA). Graduada em Biologia.

Bruno Rodrigues Pinheiro, Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)

Especialista em Fisiologia do Exercício pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci.

Brenic Aluan Pinheiro e Pinheiro, Instituto Nacional de Ensino Superior (INADES)

Especialista em nutrição desportiva, treinamento personalizado e medicina avançada pelo instituto INADES. Graduado em Educação Física pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Amazônia (FAM). Bacharel em Educação Física pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Graduando em licenciatura em letras com habilitação em inglês pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI).

Jean Carlos Matos de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Mestre no Ensino de Física (MNPEF/UFPA). Graduado em Física pela Universidade Federal do Pará. Professor EBTT de física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará.

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Publicado
2023-10-25