CONSULTORIA PÚBLICA: ANÁLISE E ALTERNATIVAS PARA A MELHORIA DOS CMEIS
Resumo
A consultoria pública é de toda importância para entendermos o funcionamento da estrutura organizacional, reconhecendo as falhas, auxiliando na busca pelo desenvolvimento das organizações por meio de novas práticas e aperfeiçoamentos de metodologias. O trabalho tem como objetivo descrever uma consultoria realizada em uma instituição pública (CMEI), afim de visualizar de perto o real funcionamento dos serviços, buscando as características e as dificuldades presentes na organização e propondo algumas reflexões sobre as ações para melhorar o funcionamento desta. Dessa forma foi realizado um estudo de caso, com entrevista não-estruturada, observação e análise documental. Como ponto forte deste trabalho destacamos a possibilidade de analisar uma instituição pública e tentar contribuir para sua melhoria.Referências
BARRETTO, Elba Siqueira de Sá; MITRULIS, Eleny. (2001). “Trajetória e desafios dos ciclos escolares no País”. Estud. av. [online]. vol.15, n.42, pp. 103-140.
BIRCHAL, Fabiano Fernandes Serrano; ZAMBALDE, André Luiz & BERMEJO, Paulo Henrique de Souza. (2012). Planejamento estratégico situacional aplicado à segurança pública em Lavras (MG). Rev. Adm. Pública, Rio de Janeiro, v. 46, n. 2, p. 523-545. Disponível em . Acesso em: 22 nov. 2015.
DUARTE, Sérgio Lemos; PINTO, Kleber Carlos Ribeiro & LEMES, Sirlei. (2009). Integração da teoria das filas ao Time-Driven ABC Model: uma análise da capacidade ociosa. Enfoque: Reflexão Contábil, v. 28, n. 1, p. 40-53.
GUIMARÃES, Tomás de Aquino. (2000). A nova administração pública e a abordagem da competência. Revista de Administração Pública, v. 34, n. 3, maio/jun.
MELO, Daniela de Castro & ALCANTARA, Rosane Lúcia Chicarelli. (2011). A gestão da demanda em cadeias de suprimentos: uma abordagem além da previsão de vendas. Gest. Prod., São Carlos, v. 18, n. 4, p. 809-824. Disponível em . Acesso em: 22 nov. 2015.
RIEG, Denise Luciana & ARAUJO FILHO, Targino de. (2002). O uso das metodologias "Planejamento Estratégico Situacional" e "Mapeamento Cognitivo" em uma situação concreta: o caso da pró-reitora de extensão da UFSCar. Gest. Prod., São Carlos, v. 9, n. 2, p. 163-179. Disponível em . Acesso em: 22 nov. 2015.
RODRIGUES, Eli. (2013). “Os 21 erros clássicos da gestão de projetos: descubra o que NÃO fazer, de uma forma prática e bem-humorada”. Rio de Janeiro: Brasport, 144p.
SILVEIRA JÚNIOR, Aldery. (1995). Planejamento estratégico como instrumento de mudança organizacional. “Dissertação (Mestrado em Administração) ” -Universidade de Brasília, Brasília.
SOUZA, Fernando Bernardi de & BAPTISTA, Humberto Rossetti. (2010). Proposta de avanço para o método Tambor-Pulmão-Corda Simplificado aplicado em ambientes de produção sob encomenda. Gest. Prod., São Carlos, v. 17, n. 4, p. 735-746. Disponível em . Acesso em: 22 nov. 2015.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).