RELEITURA DE HISTÓRIAS E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM CRIANÇAS DE TRÊS ANOS

Palavras-chave: Educação Infanti. Pensamento e linguagem. Desenvolvimento. Contação de história. Releitura de história.

Resumo

Este estudo surgiu a partir de experiências realizadas em sala de aula com crianças de três anos e estudos sobre o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na teoria de Vigotski. O objetivo deste trabalho é analisar o desenvolvimento do pensamento e da linguagem na Educação Infantil através de contação e releituras de histórias numa perspectiva de uma práxis pedagógica direcionada para a compreensão da infância e as possibilidades de desenvolvimento da psique infantil. Realizamos estas análises com base nos fundamentos da teoria de Vigotski e sob o viés metodológico do materialismo histórico dialético que nos possibilita alcançar a totalidade das relações histórico sociais que influenciam a práxis pedagógica no âmbito escolar, além de perceber as implicações reais, empíricas do desenvolvimento da infância em suas peculiaridades.

Biografia do Autor

Maria Luzirene Oliveira Nascimento, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Educação, Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione. 2004.

BRASIL, Ministério da Educação. Resolução Nº 5, de 17 de dezembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.

BARBOSA, Maria Valéria. MILLER, Stela. MELLO, Suely Amaral (orgs.). Teoria histórico-cultural: questões fundamentais para a educação escolar. Marília: Oi cina Universitária ; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

BERTOLDO, Edna. Trabalho e Educação no Brasil: da centralidade do trabalho à centralidade da política. Maceió, EDUFAL, 2009.

DUARTE, N. et al. O ensino da recepção estético-literária e a formação humana. EccoS, São Paulo, n. 28, p. 31-48. maio/ago. 2012.

GOLDSCHMIED, Elinor. Educação de 0 a 03 anos: o atendimento em creche. Tradução Marlon Xavier. 2 ed. Porto Alegre: Grupo A, 2006.

VIGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução: Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Publicado
2021-04-29