EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E O CURRÍCULO DO ESTADO DE SÃO PAULO: UMA ANÁLISE DOCUMENTAL

Palavras-chave: Educação em Direitos Humanos. Currículo. Estado de São Paulo.

Resumo

A Educação em Direitos Humanos (EDH), obrigatória no Brasil desde 2012, desenvolve-se por meio de conhecimentos historicamente construídos, da promoção de valores, atitudes e comportamentos comprometidos com a democracia e a formação do sujeito de direitos. O estudo busca identificar conteúdos, valores e práticas convergentes com a EDH no Currículo do estado de São Paulo. É uma pesquisa aplicada, cuja abordagem do problema é qualitativa e a técnica utilizada é a pesquisa documental. Os documentos que servem de parâmetro para análise do currículo são: Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, Programa Nacional de Direitos Humanos PNDH-3, Diretrizes Nacionais de Educação em Direitos Humanos. Os resultados demonstram que alguns conteúdos, valores e práticas convergentes com a EDH estão presentes no currículo concentrados na área de humanas. Questiona-se, no entanto, se houve intencionalidade nesta proposição ou se estes coincidem com o caráter e conteúdo próprio das disciplinas.

Biografia do Autor

Marcos Fernandes Sabadini, UNESP

Filósofo, Pedagogo, Mestre em Ensino. Secretaria Estadual de Educação de São Paulo. 

Ana Maria Klein, UNESP

Pedagoga, Socióloga, Mestre e Doutora em Educação. Universidade Estadual Paulista, UNESP.

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Publicado
2020-05-07