O SENTIDO DA VIDA COMO PREVENÇÃO DO SUICÍDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO PROJETO ¨HORA DA RESENHA¨, EM UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavras-chave: Metodologias Ativas. Ensino Fundamental. Saúde Mental. Politicas Públicas.

Resumo

O objetivo é relatar a experiência de uma roda de conversa com jovens de uma escola pública cujo tema discutido foi: O sentido da vida como prevenção do suicídio à luz da obra de Viktor Frankl. A participação desta atividade se deu pela atuação voluntária no projeto ¨Hora da resenha¨ da Secretaria de Políticas Públicas sobre Drogas - SEPOD da Prefeitura de Niterói, Rio de Janeiro. Método: Trata-se de um relato de experiência de abordagem descritivo e reflexivo que utilizou metodologias ativas. Resultados e discussão: O tema foi interessante e inovador para os alunos o que proporcionou um tempo de reflexão e construção do conhecimento, acerca de sua própria percepção de sentido da vida como prevenção do suicídio. Considerações Finais: A participação por meio do projeto Hora da Resenha foi considerado pelos professores e alunos como um tempo de transformação e cuidado da saúde mental na prevenção do suicídio.

Biografia do Autor

Angélica Yolanda Bueno Bejarano Vale de Medeiros, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense. 

Eliane Ramos Pereira, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutora e Doutora em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense. 

Rose Mary Costa Rosa Andrade Silva, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutora em Psicologia, Doutora em Enfermagem, Universidade Federal Fluminense. 

Cidllan Silveira Gomes Faial, Universidade Federal Fluminense
Doutorando em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense. 
Renata Carla Nencetti Pereira Rocha, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense. 

Rita de Cássia Nunes Alvarenga Miranda, Universidade Federal Fluminense

Mestranda em Ciências do Cuidado em Saúde, Universidade Federal Fluminense. 

Referências

AQUINO, T.A.A. Logoterapia e Análise existencial: uma introdução ao pensamento de Viktor Frankl. São Paulo: Ed Paulus; 2013.

BRASIL, Ministério da Saúde. Prevenção do suicídio: Sinais para saber e agir. 2019 Disponibilidade em: https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/suicidio. Acesso em: 12 de dez. de 2019.

COPOD- Coordenadoria de politicas públicas sobre drogas da Prefeitura de Niterói, RJ.: Hora da resenha. Folheto impresso, p.1-4. Rio de Janeiro, 2019.

CVV-CENTRO DE VALORIZAÇÃO DA VIDA. O CVV. 2020. Disponibilidade em: https://www.cvv.org.br/o-cvv/. Acesso em: 5 de jan. de 2020.

FRANKL, V.E. Em busca de sentido. Tradução de Walter Schlupp e Carlos Aveline. Petrópolis: Vozes: 1991.

MIRANDA, C.M.V.C. Subsecretária da COPOD, hoje, SEPOD. Entrevista concedida via WhatsApp a Angélica Medeiros em 14 de Março de 2020.

MONCAYO, F.L.G; BREITBART, W. Psicoterapia centrada en el sentido: “vivir con sentido”. Estudio piloto. Psicooncología, Madrid, v. 10, n. 2-3, p. 233-245, nov. 2013. Disponibilidade em: DOI: https://doi.org/10.5209/rev_PSIC.2013.v10.n2-3.43446. Acesso em: 23 de nov. de 2019.

ONU-ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS, BRASIL. Um suicídio ocorre a cada 40 segundos no mundo, diz OMS 2019 Disponibilidade em: https://nacoesunidas.org/um-suicidio-ocorre-a-cada-40-segundos-no-mundo-diz-oms/ Acesso em: 20 de dez. de 2019.

PAIVA, M.R.F et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem: revisão integrativa. Sanare, Sobral, v. 15, n. 2, p.143-153. Jun-Dez 2016. Disponibilidade em: https://sanare.emnuvens.com.br/sanare/article/view/1049/595 Acesso em: 22 de Out. de 2019.

PEREIRA, I.S. A ética do sentido da vida: fundamentos filosóficos da Logoterapia. Aparecida, SP: Ed. Idéias & Letras; 2013.

WHO-WORLD HEALTH ORGANIZATION. Suicide in the world: Global Health Estimates, 2019. Disponibilidade em: https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/326948/WHO-MSD-MER-19.3-eng.pdf?ua=1. Acesso em: 10 de dez. de 2019.

WHO-WORLD HEALTH ORGANIZATION: Suicide Prevention, 2020. Disponibilidade em: https://www.who.int/health-topics/suicide#tab=tab_2. Acesso em: 10 de fev. de 2020.

Publicado
2020-05-22