POETAS PROFESSORES NA LITERATURA PRODUZIDA NO TOCANTINS

Palavras-chave: Literatura. Poesia. Tocantins. Literatura Tocantinense.

Resumo

Este artigo busca deixar conhecer dois poetas que são professores do curso de Letras, da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e que trabalham a partir de suas impressões do novo lugar (lócus) onde decidiram instalar-se: o Estado do Tocantins. Estes autores são Luiza Helena Oliveira da Silva e Walace Rodrigues, os dois nascidos no Estado do Rio de Janeiro e radicados no Tocantins. Partindo da compreensão de que a literatura produzida no Tocantins é uma literatura em formação e em processo de consolidação, este artigo revela a importância de se fazer poesia a partir das impressões pessoais oriundas da vivência com um novo lugar de morada.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Humanidades pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-Doutor pela Universidade de Brasília (UnB/POSLIT).

José Manoel Sanches da Cruz Ribeiro , Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutor em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

Referências

BÓSI, Alfredo. História Concisa da Literatura Brasileira. São Paulo: Cultrix, 2000.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. 9ª ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2006.

LOPES, Denílson. Do Entre-Lugar ao Transcultural. 2012. Disponível em: http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/publicacoes/dlopes01.pdf. Acesso em 06 de março de 2016.

PLEINES, Jürgen-Eckardt. Friedrich Hegel. Jürgen-Eckardt Pleines; Sílvio Rosa Filho (org.). – Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.

SADDI, Maria Luíza Saboia. Os desenhos no céu: sonho e poesia. IN: Anais do 20º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes (ANPAP). 2011, Rio de Janeiro, pág. 4000 a 4012.

RODRIGUES, Walace. Alma viajante. Rio de Janeiro: CBJE, 2013.

RODRIGUES, Walace. Terra entre rios. Palmas: EdUFT, 2014.

SARTRE, Jean-Paul. Existentialism is a Humanism. London: Yale Unviersity Press, 2007, traduzido de Paris: Éditions Gallimard, 1947.

SANTOS, Janete S.; SILVA, Luíza H. O; TESTA, Lia. Inquietações. Goiânia: Kelps, 2007.

Publicado
2020-09-14
Seção
Artigos