DESAFIOS POLÍTICOS AO CURRÍCULO DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM ESTUDO EM UM PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EM 2014 E 2015
Resumo
Este artigo é fruto de uma dissertação que discute as tensões do ensino de inglês, no contexto de um pré-vestibular comunitário, e como essas tensões se desdobram a partir da perspectiva da colonialidade. Com base em Sader (1988), Freire (1976; 1987), Arroyo (2012) e Santos (2006; 2008), a pesquisa apresenta uma breve análise dos movimentos sociais no campo dos projetos de educação popular, pois é dele que emergiu o movimento dos pré-vestibulares populares. A problemática da colonialidade global (MIGNOLO, 2001; GROSFOGUEL, 2008; CASTRO-GÓMEZ, 2007) tem se refletido no currículo de inglês, idioma tido como “língua de fronteira” (MOITA LOPES, 2008), pois, ao mesmo tempo, em que permite o acesso a ideias e valores hegemônicos, possibilita a construção de contradiscursos. Assim, o inglês sofre o reflexo da ideologia colonialista de que apenas estudantes das classes média ou alta seriam capazes de dominar esse idioma.
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