DESAFIOS POLÍTICOS AO CURRÍCULO DE INGLÊS EM UMA PERSPECTIVA DECOLONIAL: UM ESTUDO EM UM PRÉ-VESTIBULAR COMUNITÁRIO EM 2014 E 2015

Palavras-chave: Pré-Vestibular Popular. Currículo. Língua Inglesa. (De)Colonialidade. Formação de Professores.

Resumo

Este artigo é fruto de uma dissertação que discute as tensões do ensino de inglês, no contexto de um pré-vestibular comunitário, e como essas tensões se desdobram a partir da perspectiva da colonialidade. Com base em Sader (1988), Freire (1976; 1987), Arroyo (2012) e Santos (2006; 2008), a pesquisa apresenta uma breve análise dos movimentos sociais no campo dos projetos de educação popular, pois é dele que emergiu o movimento dos pré-vestibulares populares. A problemática da colonialidade global (MIGNOLO, 2001; GROSFOGUEL, 2008; CASTRO-GÓMEZ, 2007) tem se refletido no currículo de inglês, idioma tido como “língua de fronteira” (MOITA LOPES, 2008), pois, ao mesmo tempo, em que permite o acesso a ideias e valores hegemônicos, possibilita a construção de contradiscursos. Assim, o inglês sofre o reflexo da ideologia colonialista de que apenas estudantes das classes média ou alta seriam capazes de dominar esse idioma.

Biografia do Autor

Kesley Vieira Ramos dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestre em Educação pela Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em Educação Básica – Ensino de língua Inglesa pela FFP/UERJ. Graduada em Letras pela FFP/UERJ. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Técnica em Assuntos Educacionais do Instituto Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado
2023-09-20
Seção
Artigos