A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2011-2016)
Resumo
A presente pesquisa organiza-se em torno da seguinte questão: como a produção científica tem abordado a educação física no ensino médio? Assume, como objetivo, sinalizar, mapear e inventariar as redundâncias, modismos e fragilidades envoltos nesse componente curricular nessa fase da escolarização brasileira, apresentados na literatura acadêmica. Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujas fontes foram teses, dissertações e artigos sobre a temática em questão. Diante disso, os estudos, têm tido forte inclinação à pesquisa documental, exceto quanto aos artigos que apresentam maior interesse para estudos transversais de bases epidemiológicas. Mediante essa condição, é preciso a Educação Física produza estudos que articulem as compreensões das mudanças das políticas educacionais, fruto desse redesenho na conjuntura social atual, bem como os sentidos e finalidades que a escola de ensino médio possui ou deve possuir nesse arcabouço atual, sem com isso desconsiderar as especificidades das escolas em suas realidades.
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