A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2011-2016)

Palavras-chave: Educação Física. Ensino Médio. Produção Científica.

Resumo

A presente pesquisa organiza-se em torno da seguinte questão: como a produção científica tem abordado a educação física no ensino médio?  Assume, como objetivo, sinalizar, mapear e inventariar as redundâncias, modismos e fragilidades envoltos nesse componente curricular nessa fase da escolarização brasileira, apresentados na literatura acadêmica.  Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujas fontes foram teses, dissertações e artigos sobre a temática em questão. Diante disso, os estudos, têm tido forte inclinação à pesquisa documental, exceto quanto aos artigos que apresentam maior interesse para estudos transversais de bases epidemiológicas. Mediante essa condição, é preciso a Educação Física produza estudos que articulem as compreensões das mudanças das políticas educacionais, fruto desse redesenho na conjuntura social atual, bem como os sentidos e finalidades que a escola de ensino médio possui ou deve possuir nesse arcabouço atual, sem com isso desconsiderar as especificidades das escolas em suas realidades.

Biografia do Autor

Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Universidade Vila Velha (UVV)

Doutor em Educação Física Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ES). Professor Titular 1 do curso de Educação Física da Universidade Vila Velha (UVV/ES). 

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Doutor em Educação Universidade Federal do Espirito Santo (UFES/ES). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) UFES. 

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Titular 1 aposentado pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

Referências

BACHELARD, Gaston A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1996.
BATISTA, Adilson Pereira Conhecimentos sobre o corpo: uma possibilidade de intervenção pedagógica nas aulas de Educação Física no ensino médio. 2013. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
BARROS, André Minuzo. Os conteúdos e a prática pedagógica dos professores de Educação Física: análise do currículo do estado de São Paulo. 2014. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Humanos e Tecnologias). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Humano e Tecnologias, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2014.
BEHMOIRAS, Daniel Cantanhede. Educação Física escolar e sua interface com o esporte e a mídia. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
BETTI, Mauro.; FERRAZ, Osvaldo Luiz; DANTAS, Luiz Eduardo Pinto. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, p.105-15, 2011.
BLOCH, Marc. Apologia da história ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Diretrizes curriculares nacionais gerais para a educação básica. Brasília: MEC/CNE, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais + (PCN+) – linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio: linguagens códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/SEB, 2000.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei n.º 9394, 20 de dezembro de 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Terceira Versão. Brasília: MEC, 2017.
CARDOSO, Miguel. et al. Educação Física no ensino médio: desenvolvimento de conceitos e da aptidão física relacionados à saúde. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 28, n. 1, p. 147-161, jan/mar, 2014
CERTEAU, Michel. de. A invenção do cotidiano: 1. artes do fazer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artimed Editora, 2013.
DIAS, Diogo. CORREIA, Walter. A educação física no ensino médio como objeto de estudo da produção acadêmico-científica nos periódicos nacionais. Revista Brasileira Educação Física Esporte, São Paulo, v.27, n. 2, p. 277-287, abr./jun. 2013.
COSTA, Carine. O livro didático público da Educação Física para o ensino médio do estado do Paraná: uma proposta Marxista? 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
CURVELO, Marilia Nascimento. A (in)visibilidade da dança nas escolas de ensino médio da rede pública estadual de Salvador. 2013. Dissertação (Mestrado em Dança). Programa de Pós-Graduação em Dança, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013.
DAMBROS, Danelea; LOPES, Luiz Felipe; SANTOS, Daniela Lopes. Barreiras percebidas e hábitos de atividade física de adolescentes de uma cidade do sul do Brasil. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.13, n. 6., p. 422-428, 2011.
DARIDO, Suraia et al. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz: Revista de Educação Física, n.5, p.138-45, 1999.
FERREIRA, Norma Sandra. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, São Paulo, ano 23, n. 79, p. 257-272, ago. 2002.
GINZBURG, Carlo. Mitos, emblemas e sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
HALLAL, Pedro.; et al. Prática de atividade física em adolescentes brasileiros. Revista de Ciência e Saúde Coletiva, v.15, n.2, p. 3035-3042, 2010.
JOB, Ivone. Bibliometria aplicada aos estudos do campo da educação física: confiabilidade, qualidade e relevância nas publicações. Revista Motrivivência, Florianópolis/SC, v. 30, n. 54, p. 18-34, jul. 2018.
KLEINUBING, Neusa; SARAIVA, Maria Do Carmo.; FRANCISCHI, Vanessa. A dança no ensino médio: reflexões sobre estereótipos de gênero e movimento. Revista de Educação Fìsica/UEM, Maringá, v. 24, n. 1, p. 71-82, jul./set. 2013.
KUHN, Thomas. S. A Estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.
LEVANDOSKI, Gustavo; OGG, Fabiano ; CARDOSO, F. L. . Violência contra professores de Educação Física no ensino público do Estado do Paraná. Motriz (Online), v. 17, p. 374-383, 2011
MUGNAINI, Rogerio. JANNUZZI, Paulo. QUONIAN, Lue. Indicadores bibliométricos da produção científica brasileira: uma análise a partir da base Pascal. Revista Ciência e Informação, v. 33. n.2, p. 123-131, maio/ago. 2004.
NAHAS, Markus. Educação Física no ensino médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 1999. São Paulo. Anais... São Paulo: EEFEUSP, p.17-20.
PALMA, Alexandre. et al. Insatisfação com o peso e a massa corporal em estudantes do ensino fundamental e médio do sexo feminino no município do Rio de Janeiro. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 35, n. 1, p. 51-64, jan./mar. 2013.
ROMANOWSKI, Joana; ENS, Ronilda. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educacional, v. 6, n. 19, p. 37-50, set./dez. 2006.
RIGONI, Ana Caroline. Corpos na escola: (des)compassos entre a Educação Física e a religião. 2013. Tese (Doutorado em Educação Física). Programa de Pós-Graduação em Educação Física, da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2013.
RUFINO, Luiz Gustavo et al. Educação Física escolar no ensino médio: analisando o estado da arte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 36. n. 2. p. 353-369, abr./jun. 2014.
SANTOS, Veronica et al. Educação física e o processo de escolarização: uma análise sob a perspectiva do aluno. Revista de Educação Física/UEM, v. 25, n. 4, p. 539-553, 2014.
SANTOS, Marlene Fatima. MARCON, Daniel. TRENTIN, Daiane. Inserção da educação física na área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Motriz, Rio Claro, v. 18, n. 3, p. 571-580, jul./set. 2012.
SENA, Dianne Cristina. A sistematização do conteúdo jogo nas aulas de educação física do Ensino fundamental e médio. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2014.
SOUSA, Ledsônia. As relações entre a qualidade de vida, a autopercepção de saúde e atividade física de adolescentes do município de Manhuaçu – MG. 2013. Dissertação (Mestrado em Saúde). Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência, Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2013.
VENTORIM, Silvana. A formação do professor pesquisador na produção científica dos encontros de Didática e Prática de Ensino: 1994-2000. 2005. Tese (Doutorado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2005.
VIEIRA Aline Oliveira; SANTOS, Wagner. dos; FERREIRA NETO, Amarílio. Tempos de escola: narrativas da formação discente ao ofício docente. Revista Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 119-139, jul./set. 2012.
Publicado
2022-09-28