A PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO (2011-2016)

Resumen

A presente pesquisa organiza-se em torno da seguinte questão: como a produção científica tem abordado a educação física no ensino médio?  Assume, como objetivo, sinalizar, mapear e inventariar as redundâncias, modismos e fragilidades envoltos nesse componente curricular nessa fase da escolarização brasileira, apresentados na literatura acadêmica.  Nesse sentido, realizou-se uma pesquisa do tipo estado do conhecimento, cujas fontes foram teses, dissertações e artigos sobre a temática em questão. Diante disso, os estudos, têm tido forte inclinação à pesquisa documental, exceto quanto aos artigos que apresentam maior interesse para estudos transversais de bases epidemiológicas. Mediante essa condição, é preciso a Educação Física produza estudos que articulem as compreensões das mudanças das políticas educacionais, fruto desse redesenho na conjuntura social atual, bem como os sentidos e finalidades que a escola de ensino médio possui ou deve possuir nesse arcabouço atual, sem com isso desconsiderar as especificidades das escolas em suas realidades.

Biografía del autor/a

Murilo Eduardo dos Santos Nazário, Universidade Vila Velha (UVV)

Doutor em Educação Física Universidade Federal do Espírito Santo (UFES/ES). Professor Titular 1 do curso de Educação Física da Universidade Vila Velha (UVV/ES). 

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espirito Santo (UFES)

Doutor em Educação Universidade Federal do Espirito Santo (UFES/ES). Professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFES. Professor dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Educação Física (Mestrado e Doutorado) UFES. 

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professor Titular 1 aposentado pela Universidade Federal do Espírito Santo. 

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Publicado
2022-09-28