ESPAÇO E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DE HABERMAS

  • José Manoel Miranda de Oliveira UFT

Resumo

Este texto foi construído através da compreensão da educação a partir dos paradoxos da ação comunicativa em Habermas, por ser um filósofo que aceita o desafio de pensar a razão e a modernidade partindo de um diagnóstico da linguagem operada na estruturação do conhecimento escolar em qualquer espaço, dentro e fora da esfera pública. Nessa condição, colocam-se como hipótese as contradições postas na mudança estrutural da esfera pública efetivada na categoria sociedade burguesa. Essa condição, por sua vez, dá ao conhecimento escolar uma prerrogativa sem fronteiras, em relação à pregação liberal sobre a natureza das instituições, dos lugares, espaços e territórios, caracterizados como público, particular, nacional, internacional, rural ou urbano, determinado por interesses individuais em oposição ao sistema educacional tradicional e estável. De outro lado, interrogam-se sobre as bases normativas que caracterizariam a ação comunicativa na educação a partir da diferenciação do tempo e do espaço na produção e reprodução das diversidades epistemológicas e cognitivas. Nessa condição, o desenvolvimento da esfera pública particular ou estatal, apresentadas por Habermas como objetos da ação comunicativa funcionam como uma linguagem sedutora e indutora na construção dos aspectos contraditórios da educação, sinalizando uma base de pertencimento instrumental para legitimar os interesses liberais urbanos pela educação, gerador de possibilidades de avanços em diferentes espaços, historicamente equidistantes da competição liberal. Por isso, a opção em trabalhar a recepção da ação comunicativa de Habermas, nos espaços menos competitivos da economia e da educação.

Biografia do Autor

José Manoel Miranda de Oliveira, UFT
Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (licenciatura 1986 e bacharelado 1987), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (defesa 1995). Doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2012). Atualmente é professor Adjunto II do curso de Filosofia da Fundação Universidade Federal do Tocantins. Atuou como Diretor de Campus, Coordenador de Pós-graduação, Diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação, Presidente de Comissão Permanente de Vestibular e de Concurso, Coordenador de Curso de Graduação. Desenvolve e participa de pesquisas nas seguintes temáticas: política, educação, tempo; espaço; planejamento, intervenção, território, cidade, urbano, vinculado aos Grupos de Estudos Filosóficos sobre a Formação Humana e Estudo e Pesquisa Práxis Socioeducativa e Cultural.

Referências

HABERMAS, Jürger. A mudança estrutural da esfera pública: investigação quanto a uma categoria da sociedade burguesa. Rio de janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

HABERMAS, Jürger. O discurso filosófico da modernidade. Tradução de Luiz S. Repa e Rodnei Nascimento. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

HABERMAS, Jürger. Teoria e práxis: estudos de filosofia social. Tradução de Rúrion Melo. São Paulo: editora Unesp, 2013.

HERMANN, Nadja. Validade em Educação: intuições e problemas na recepção de Habermas. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1999.

GRAMSCI, Antonio. Os Intelectuais e a Organização da Cultura. Tradução Carlos Nelson Coutinho 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1982.

MINAYO, Maria Cecilia de Souza (Org.) Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 1994.

POPPER, R. Popper. A lógica da investigação científica. Tradução de J. C. B. Molir. In: _____. Coletânea de Textos. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

SANTOS, Milton. Técnica, Espaço, Tempo: globalização e meio técnico. 5. ed. São Paulo: Edusp, 2008.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos