UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DAS ATAS DOS ENPECs (2013, 2015 e 2017)

Palavras-chave: Espaços não-formais. Ciências. Ensino e Aprendizagem.

Resumo

Essa pesquisa investiga como os espaços não-formais vêm sendo utilizados no contexto do Ensino Fundamental na Educação Básica, em três edições (2013, 2015 e 2017) do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Trata-se de uma pesquisa exploratória e do tipo estudo bibliográfico, constituindo o corpus de estudo, 24 pesquisas selecionadas e analisadas a partir da Análise Textual Discursiva. Do processo de categorização, emergiram duas categorias de análise: a) encaminhamentos teóricos-metodológicos utilizados nos espaços não-formais; b) contribuições, limitações e necessidades da utilização dos espaços não-formais. Sobre os encaminhamentos teóricos-metodológicos, percebeu-se que os espaços não-formais são utilizados de distintas maneiras, bem como demonstrou-se a importância de compreender os espaços não-formais como contextos que podem ser realizadas práticas educativas formais. Quanto às contribuições, necessidades e limitações, percebeu-se que esses ambientes são importantes recursos didáticos-pedagógicos, contribuindo nos processos de ensino e aprendizagem de ciências, contudo ainda apresentam limitações que devem ser superadas. Assim, concluímos que os espaços não-formais vêm sendo cada vez mais utilizados, contribuindo de forma significativa com a aprendizagem dos estudantes.

Biografia do Autor

Gabriela Brum de Deus, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciatura em Educação Física. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES

Diuliana Nadalon Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES

Josiane Marques da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciatura em Ciências Exatas - Habilitação em Física. Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES

Darlize Déglan Borges Beulck Bender, Universidade Federal de Santa Maria

Licenciatura em Ciências Biológicas. Doutoranda do curso de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista CAPES

Andréa Ines Goldschmidt, Universidade Federal de Santa Maria

Dra. Educação em Ciências, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da vida e Saúde, da Universidade Federal de Santa Maria. Professora Universidade Federal de Santa Maria, Campus Palmeira das Missões

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Publicado
2020-05-07