INSPEÇÃO ESCOLAR: ATUAÇÃO NO PROCESSO DEMOCRÁTICO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
Resumo
Este estudo buscou promover uma discussão teórica do processo de formação do Inspetor Escolar numa perspectiva democrática da educação. Nesse sentido, foi necessário compreender as políticas educacionais; e identificar os aspectos relevantes, para a formação de Especialistas. Diante disso, surgem as seguintes indagações: como tem ocorrido a formação dos especialistas em educação na área da inspeção escolar a partir da perspectiva democrática? Quais são as atribuições do inspetor escolar na gestão democrática? Historicamente, o surgimento do trabalho da inspeção escolar no Brasil iniciou com a vinda dos Jesuítas. A partir daí transformações aconteceram no cenário político e educacional no país, o que contribuiu para a democratização do ensino e a busca de um novo perfil deste profissional. Os cursos de graduação em Pedagogia e de pós-graduação lato sensu têm grande responsabilidade na formação deste profissional, no desenvolvimento de um ensino com bases epistemológicas centradas no contexto filosófico, sociológico, político, social, histórico, econômico e cultural. Dessa forma, o estudo teórico, a princípio partiu do levantamento bibliográfico sobre a temática. E, após a seleção do material coletado, utilizou-se das análises textuais e interpretativas das fontes selecionadas. Dessa forma, recorreu-se a vários teóricos e pesquisadoras da área como Santos Filho (2006), Veiga (2003), Gadotti (2000), Barbosa (2008), entre outros. Assim, as instituições educacionais necessitam de profissionais preparados como uma formação acadêmica solidificada para atuarem no processo ensino aprendizagem na construção de uma educação baseada nos princípios da democracia, da inclusão e da formação humana. Portanto, o inspetor escolar deve atuar como gestor educacional estimulando o trabalho em equipe, o diálogo entre os profissionais da educação, a busca por novas técnicas e metodologias de ensino, valorizar as experiências dos envolvidos no processo e integrar a comunidade na solução dos problemas, na busca por um processo construtivo e integrador de ensino.
Referências
BARBOSA, Maria Rita Leal da Silveira. Inspeção Escolar: um olhar crítico. Ed. Composer Ltda, 2008.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.
_______. Lei nº 5.692/71. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1971.
_______Lei nº 4020/61. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, 1961.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. Parecer CEE nº 794 de 29 de dezembro de 1983.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREITAS, Dirce Nei Teixeira de. Avaliação e gestão democrática na regulação da educação básica brasileira: uma relação a avaliar. Educ. Soc., Campinas, v. 28, n. 99, ago. 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302007000200011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em13 set. 2009.
GADOTTI, Moacir & ROMÃO, José Eustáquio (Org.) Autonomia da Escola: princípios e propostas . São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freira, 1997.
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola .São Paulo: Cortez/Instituto Paulo Freire, 2001.
RISTOFF, Dilvo Ilvo. Universidade em foco: reflexões sobre a educação superior. Florianopólis: Insular, 1999.
SANTOS FILHO, Camilo dos. Educação Geral na Universidade (mimeo). Faculdade de Educação, Unicamp, 2006.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO/MG. Resolução SEE Nº 305 de 29 de dezembro de 1983.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Licenciatura em Pedagogia: realidades, incertezas, utopias. Campinas/SP: Papirus, 1997, p.52-8.
_________. Inovações e projeto político-pedagógico: uma relação regulatória ou emancipatória?. Cad. CEDES, Campinas, v. 23, n. 61,dez. 2003. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010132622003006100002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em13 set. 2009
_________. Projeto político-pedagógico: novas trilhas para a escola. In: VEIGA, I.P.A.; FONSECA, M. (Org.). Dimensões do projeto político-pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus, 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).