A EDUCAÇÃO E A ATUALIDADE DA PRODUÇÃO MARXIANA DIANTE DA CRISE DO CAPITAL
Resumo
Este artigo possui como objetivo discutir os reflexos da crise do capital e como a educação alicerçada aos postulados da produção marxiana pode ser uma possibilidade para conscientização da luta política em vistas a emancipação humana. Na atual sociedade que estamos inseridos, é recorrente cada vez mais o aumento das taxas de desemprego, desigualdades, fome e exclusão dos mais pobres, pois para sobreviver o capitalismo convive muito bem com essas situações. Nesse sentido, enxergamos a educação como ferramenta disponível para superação da ordem estabelecida e como possibilidade de se sonhar uma sociedade mais justa e igualitária.
Referências
AUED, I.M. Capital e emancipação humana: o ser social. In: AUED, I.M. (Ed.). Educação para o (des) emprego: ou quando estar liberto da necessidade de emprego é um tormento. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 109-131
FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.
HOBSBAWM, E.J. Aspectos políticos da transição do capitalismo ao socialismo. In: HOBSBAWM, E.J. (Org.). História do marxismo: o marxismo no tempo de Marx. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 1. p. 301-346.
IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Desemprego sobe para 12,7% com 13,4 milhões de pessoas em busca de trabalho. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24283-desemprego-sobe-para-12-7-com-13-4-milhoes-de-pessoas-em-busca-de-trabalho. Acesso em: 22 jul. 2019
MARX, Karl. (Prefácio) Para a crítica da economia política. Os economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1982, p.23-27
MARX, Karl. A Lei Geral da Acumulação Capitalista. Capítulo XXIII. In: MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. O processo de produção do capital. Livro I, v. 2. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.
MARX, Karl. A maquinaria e a indústria moderna. In: MARX, K. ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.
Marx, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
MARX, Karl. Glosas Críticas Marginais ao artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social. De um Prussiano. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 1, p. 142-155; fev. 2011.
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Civilização Brasileira, Livro I. 18ª ed, 2001.
MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Boitempo Editorial, 2015
NETTO, J. P. Elementos para uma leitura crítica do Manifesto Comunista. In: MARX, Karl, Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
OXFAM Brasil. Recompensem o trabalho e não a riqueza. Brasil, 2018. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2019.
SCHLESENER, AH., MASSON, G., and SUBTIL, MJD, orgs. Marxismo(s) & educação [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e a critica da educação: da expansão liberal democrática a crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida, SP: Idéia& Letras, 2010
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).