A EDUCAÇÃO E A ATUALIDADE DA PRODUÇÃO MARXIANA DIANTE DA CRISE DO CAPITAL

Palavras-chave: Capitalismo. Marx. Educação.

Resumo

Este artigo possui como objetivo discutir os reflexos da crise do capital e como a educação alicerçada aos postulados da produção marxiana pode ser uma possibilidade para conscientização da luta política em vistas a emancipação humana. Na atual sociedade que estamos inseridos, é recorrente cada vez mais o aumento das taxas de desemprego, desigualdades, fome e exclusão dos mais pobres, pois para sobreviver o capitalismo convive muito bem com essas situações. Nesse sentido, enxergamos a educação como ferramenta disponível para superação da ordem estabelecida e como possibilidade de se sonhar uma sociedade mais justa e igualitária.

Biografia do Autor

Crislaine Aparecida Pita, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Bolsista CAPES. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação (GEPFHE). 

Marco Antônio de Oliveira Gomes, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM). 

Italo Ariel Zanelato, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestrando em Educação na Universidade Estadual de Maringa (UEM). Atua como professor de Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso na Secretaria de Educação do Estado do Paraná. É membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Fundamentos Históricos da Educação (GEPFHE). 

Referências

AUED, I.M. Capital e emancipação humana: o ser social. In: AUED, I.M. (Ed.). Educação para o (des) emprego: ou quando estar liberto da necessidade de emprego é um tormento. Petrópolis: Vozes, 1999. p. 109-131

FERNANDES, F. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de Janeiro: Guanabara, 1984.

HOBSBAWM, E.J. Aspectos políticos da transição do capitalismo ao socialismo. In: HOBSBAWM, E.J. (Org.). História do marxismo: o marxismo no tempo de Marx. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. v. 1. p. 301-346.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e estatística. Desemprego sobe para 12,7% com 13,4 milhões de pessoas em busca de trabalho. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/24283-desemprego-sobe-para-12-7-com-13-4-milhoes-de-pessoas-em-busca-de-trabalho. Acesso em: 22 jul. 2019

MARX, Karl. (Prefácio) Para a crítica da economia política. Os economistas. São Paulo: Abril Cultural, 1982, p.23-27

MARX, Karl. A Lei Geral da Acumulação Capitalista. Capítulo XXIII. In: MARX, K. O Capital. Crítica da Economia Política. O processo de produção do capital. Livro I, v. 2. São Paulo: Civilização Brasileira, 1998.

MARX, Karl. A maquinaria e a indústria moderna. In: MARX, K. ENGELS, Friedrich. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro, 2004.

Marx, Karl. Crítica da filosofia do direito de Hegel. São Paulo: Boitempo, 2005

MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

MARX, Karl. Glosas Críticas Marginais ao artigo “O Rei da Prússia e a Reforma Social. De um Prussiano. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Londrina, v. 3, n. 1, p. 142-155; fev. 2011.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. São Paulo: Civilização Brasileira, Livro I. 18ª ed, 2001.

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Boitempo Editorial, 2015

NETTO, J. P. Elementos para uma leitura crítica do Manifesto Comunista. In: MARX, Karl, Engels, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

OXFAM Brasil. Recompensem o trabalho e não a riqueza. Brasil, 2018. Disponível em: . Acesso em: 6 jul. 2019.

SCHLESENER, AH., MASSON, G., and SUBTIL, MJD, orgs. Marxismo(s) & educação [online]. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

SOUSA JUNIOR, Justino de. Marx e a critica da educação: da expansão liberal democrática a crise regressivo-destrutiva do capital. Aparecida, SP: Idéia& Letras, 2010

Publicado
2022-02-14
Seção
FLUXO CONTÍNUO - Artigos