GESTÃO DE CUSTOS: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE ENSINO

Palavras-chave: Gestão de Custos. Instituições Públicas. Qualidade.

Resumo

A gestão de custos visa administrar os custos de forma a fazer com que a empresa gaste o mínimo possível para produzir cada vez mais e sem perder de vista a qualidade dos produtos e serviços fins da atividade para que não degrade o potencial competitivo diante do mercado. Assim, o presente trabalho visa analisar a gestão de custos em uma unidade pública de ensino estadual e como a mesma contribui para a execução orçamentária da instituição, apontando-a não apenas como mera auxiliadora no controle de gastos, mas como o modelo pelo qual as unidades estaduais do sistema público de ensino podem usufruir para realizar suas atividades com mais elevada qualidade e, ao mesmo tempo, gastando o mínimo possível para adequar-se aos orçamentos disponibilizados. O objeto de estudo da pesquisa é a Escola Estadual Sampaio situada no munícipio de Sampaio/TO. O objetivo é demonstrar a utilização da gestão de custos por uma escola na rede pública estadual de ensino do Tocantins. Para alcance do objetivo traçado, o trabalho se desenvolverá por meio de pesquisa de natureza qualitativa com objetivo exploratório, tendo embasamento bibliográfico, se desenvolverá por procedimentos técnicos de pesquisa de campo: estudo de caso único. Percebeu-se que na busca por atender as suas demandas, as instituições públicas de ensino devem aliar três fatores essenciais nas suas aquisições: o menor preço, a qualidade do produto ou serviço e o tempo e condições de entrega/execução

Biografia do Autor

Jaíne Silva Barros , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). 

Andréa Pereira da Conceição , Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU/SP). Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Marcos Aurélio Cavalcante Ayres, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Taubaté (UNITAU/SP). Professor da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

Lilian Natalia Ferreira de Lima, Universidade Estadual do Tocantins (Unitins)

Mestra em Ciências Ambientais – Mestrado Profissional em Rede Nacional pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

 

Referências

ABREU, A. L.; GARCIA, R. L.; GUSKE, A. C. Análise de Custos: uma comparação entre duas universidades públicas do sul do Brasil. XV Convenção de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Bento Gonçalves – RS, 2015.

ALVES; MARTINS, C.; MARTINS, P. CUSTOS NO SETOR PÚBLICO: reflexões sobre a incidência na literatura nacional veiculada em periódicos acadêmicos. Disponível em: <http://www.ufpb.br/ebap/contents/documentos/0934-951-custos-no-setor-publico.pdf>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

BRASIL. Constituição Federal (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado, 1988.

BRASIL. Lei de Responsabilidade Fiscal (2000). Lei de Responsabilidade Fiscal: lei complementar nº 101, de 4 de maio de 2000. 4. reimp. Brasília: Senado Federal, Subsecretaria de Edições Técnicas, 2005.

BRASIL. TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Disponível em: <https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A24D6E86A4014D72AC81CA540A&inline=1>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

BRUNI, A. L.; FAMÁ, R. Gestão de Custos e Formação de Preços. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2012.

CÂMARA, Rosana Hoffman. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. GERAIS: Revista Internacional de Psicologia, 6 (2), jul – dez, 2013, 179-191.

DUTRA, René Gomes. Custos: Uma Abordagem Prática. 7 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

FOSTER, Horngren Datar. Contabilidade de Custos. 11 ed. São Paulo: Pearson, 2013.

GRACINDO, Regina Vinhaes. Gestão democrática nos sistemas e na escola. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

IBGE. Brasil/Tocantins/Sampaio. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br/brasil/to/sampaio/panorama>. Acesso em 25 de Março de 2019.

LEONE, George Sebastião Guerra. Custos: Planeamento, Implantação e Controle. 3 ed. São Paulo: Atlas, 2014.

LIMA, Manolita Correia. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. 2 ed. rev. e atualizada. São Paulo: Saraiva, 2008.

LUDÍCIBUS, S.; MELLO, G. R. Análise de Custos: uma abordagem quantitativa. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2013.

MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MATIAS, Geórgia Marcelly Gomes. Informações de Custos em Instituições Públicas de ensino Técnico e Tecnológico: um Instrumento de Apoio ao Processo de Tomada de Decisão. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). 111 p. Guaratinguetá. UEP, 2018.

MEC. Cursos da Educação Profissional Técnica do Nível Médio. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept/cursos-da-educacao-profissional-tecnica-de-nivel-medio>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

MEC. Cursos da EPT. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cursos-da-ept>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

MENDONÇA, K. F.; SILVA, U. B. A importância da gestão dos custos para o setor varejista de vestuários: um estudo no município de Teófilo Otoni, MG. Disponível em: . Acesso em 29 de Agosto de 2019.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares/Conselhos Escolares: democratização da escola e construção doa cidadania. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Consescol/ce_cad1.pdf>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

NEVES, S.; VICECONTI, P. Contabilidade de Custos um Enfoque Direto e Objetivo. 11ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

OLIVEIRA, R. R.; et al. Custos em Organizações Públicas: Um Estudo Bibliométrico da Produção Científica. Disponível em: <https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos13/33818490.pdf>. Acesso em 24 de Abril de 2019.

PAULO, SELL E SILVA. Gestão e mensuração dos custos e benefícios da qualidade. Disponível em: <https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais/article/viewFile/1414/1414>. Acesso em 29 de Agosto de 2019.

PLANALTO. Lei Complementar nº 101, de 4 de Maio de 2000. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LPC/Lcp101..htm>. Acesso em 24 de Abril de 2019.

SANTOS, Izequias Estevam dos. Manual de Métodos e Técnicas de Pesquisa Científica. 11. ed. ver. atual. Rio de Janeiro: Impetus, 2015.

SEVERIO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. ver. e atual. São Paulo: Cortez, 2007.

Publicado
2022-09-28