REPRESENTAÇÕES FEMININAS NA LITERATURA: UMA LEITURA DO CONTO A SOLUÇÃO, DE CLARICE LISPECTOR

  • Maria da Glória de Castro Azevedo UFT

Resumo

Quando falamos em representações sociais femininas na literatura, devemos entender que o conceito de representação levanta questões para: Quem representa essa literatura? O que é representado? Para quem se representa? Entendemos que a representação literária se situa em regras como: O que pode e deve ser representado? Quais as camadas sociais que são postas ideologicamente de maneira naturalizada e institucionalizada? O que é interdito sobre as classes sociais? Por outro lado, há as regras para os sujeitos das fronteiras e da subalternidade, estes estão alocados em construções narrativas ligadas ao poder patriarcal. Ao pensarmos na representação de gênero da personagem feminina, entendemos que tanto essa personagem quanto a escritora devem ressignificar os papeis e os conceitos vigentes de feminilidade, para alcançar verossimilhança ao tempo histórico da narrativa. Portanto, qual a representação da mulher negra e da periferia, da mulher branca e da classe dominante, da mulher gorda e da mulher lesbiana na literatura? Muda o olhar e sua representação quando essa literatura é de autoria feminina?

Biografia do Autor

Maria da Glória de Castro Azevedo, UFT
Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual da Paraíba e Mestrado em Literatura pela Universidade de Brasília. Professora da Universidade Federal do Tocantins, no Curso de Letras/ Porto Nacional. Ministra disciplinas de Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea. Desenvolve pesquisa sobre estudos de gênero, com ênfase em literatura brasileira de autoria feminina, literatura brasileira de temática lésbica e literatura brasileira de autoria negra.

Referências

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memórias de um Sargento de Milícias. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

AZEVEDO Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Ciranda Cultural, 2010.

BUTLER, Judith. Fundamentos contingentes: o feminismo e a questão do “pós-modernismo". Cadernos PAGU, 1998. Disponível em: <http://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8634457>. Acesso em 3 de novembro de 2016.

CERECEDA, Miguel . El origen de la mujer sujeto. Madrid: Tecnos, 1996.

COLASANTI, Marina. Entre resistir e identificar-se: para uma teoria prática da narrativa brasileira de autoria feminina. Florianópolis: Editora Mulheres; Goiânia: Editora da UFG, 1997.

DENIS, Benoît. Literatura e engajamento: de Pascal a Sartre. São Paulo: EDUSC, 2001.

FOUCAULT, Michel. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

LISPECTOR, Clarice. A legião Estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

QUEIROZ, Vera. Crítica literária e estratégia de gênero. Niterói, EDUFF, 1997.

SPIVAK, Gayatri. Pode o subalterno falar? Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

Publicado
2017-03-21
Seção
Artigos